Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Performance dos switches

No minuto 9:14 do vídeo, vemos que mesmo após o primeiro switch ter recebido o endereço MAC da placa de rede que corresponde ao IP desejado, ele ainda enviou a requisição ao outro switch... teria a possibilidade de configurá-lo de tal maneira que, quando ele encontrar o IP, não faça mais buscas? Ou nesse caso usaríamos outro dispositivo? Sei que estamos falando em termos de milissegundos de diferença, mas não sei mensurar em uma rede com centenas de dispositivos...

1 resposta
solução!

Olá Maycon, tudo bem?

Nesse caso, é interessante utilizar o Switch mesmo, pois ele que resolve esse problema de enviar requisições para todos os dispositivos da rede, que é a problemática do hub.

Mas por que o Switch enviou requisições para todos dispositivos no caso do vídeo?

Bom, como foi a primeira requisição dele, ele não conhecia todos os endereços MAC. Por isso na primeira vez ele envia requisições para todos os dispositivos da rede, aí sim a partir disso que ele armazena os endereços MAC na memória e passa a enviar requisições apenas para o dispositivo pretendido nas próximas comunicações.

Aqui no blog da Alura, temos um artigo bem interessante sobre. Nele é possivel encontrar um exemplo que resumidamente seria:

O João deseja enviar uma carta para Maria, porém, pela primeira vez, o Switch não conhece qual dispositivo possui o endereço dela, assim ele envia a requisição para todos, até saber qual é o certo:

Gif representando uma rede de quatro computadores nomeados: Joaquim, João, Lívia e Maria, conectados à um Switch em formato estrela. Nele é mostrado o envio de uma carta do João para o Switch, em seguida, o Switch encaminhando as requisições para todos os computadores da rede, sendo aceita apenas a requisição da Maria.

Fonte: Diferenças entre Hubs e Switches - Yuri Matheus

Na segunda vez, o Switch já sabe onde está o endereço da Maria, pois ele armazenou na memória na primeira vez, dessa forma, ele passa a entregar as cartas diretamente para ela:

Gif representando uma rede de quatro computadores nomeados: Joaquim, João, Lívia e Maria, conectados à um Switch em formato estrela. Nele é mostrado o envio de uma carta do João para o Switch, em seguida, o Switch encaminhando a requisição apenas para Maria.

Fonte: Diferenças entre Hubs e Switches - Yuri Matheus

Espero que tenha ajudado e qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄


Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software