Olá, tenho dúvida sobre os perfis de cores tanto em cymk quanto em rgb, se eu tiver usando um perfil de cor diferente da pessoa que vai abrir meu arquivo na gráfica, pode acontecer algum tipo de erro na impressão?
Olá, tenho dúvida sobre os perfis de cores tanto em cymk quanto em rgb, se eu tiver usando um perfil de cor diferente da pessoa que vai abrir meu arquivo na gráfica, pode acontecer algum tipo de erro na impressão?
Olá Anton,
Para impressão, você sempre deve escolher o perfil CMYK, e por isso a gráfica também sempre utilizará este padrão.
O perfil RGB só é utilizado quando a arte tem a intenção de ser apresentada digitalmente, como em telas de computador, celular, etc.
Se você deseja imprimir uma arte em RGB, deve ser feita uma conversão do perfil de cores para CMYK, porém o oposto nem sempre é necessário, cabendo ao designer julgar se as cores CMYK garantem a qualidade desejada para amostragem digital.
Espero ter ajudado.
Abçs,
Gustavo Diuana
Opa Gustavo, acho que não fui muito especifico, quiz dizer sobre os vários perfis de cores que existem para cor CYMK ou RGB Exemplo:
Oi, Anton
Os perfis CMYK existem para padronizar os processos de impressão, de modo a buscar que a produção reproduza fielmente o que se vê em tela, além de melhor aproveitar as características específicas de cada substrato.
Ao escolher um determinado perfil, você está informando como será o gerenciamento e equilíbrio de cores. Cada um deles, portanto, dará instruções próprias ao maquinário no momento da impressão. Veja os exemplos a seguir:
Coated FOGRA27 e Coated FOGRA39: utilizados em impressões de alta qualidade (em papel couchê, por exemplo), que suportam uma carga total de tinta de 350%.
U.S. web coated (SWOP) v2: o Photoshop e demais softwares gráficos geralmente o utilizam como padrão. Ele limita a carga total de tinta em 300%.
No Brasil, os perfis mais comuns na produção são: U.S. web coated (SWOP) v2, U.S. web uncoated v2, Coated FOGRA27 e Coated FOGRA39. De qualquer maneira, caso queira ter o maior controle possível da impressão, pergunte à gráfica qual perfil ela utiliza.
Os perfis RGB também procuram uniformizar a maneira como vemos e trabalhamos as cores, de modo que cada espaço tem um limite de cores a ser representado. Adobe RGB, sRGB e Adobe RGB (1998) são os mais comuns.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Abraço,
Felipe Labouriau
Muito obrigado pelo esclarecimento
Abraço