Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Perdido num Mar de Cursos

Boa tarde galera,

Sou administrador de empresas e entusiasta em programação. Trabalho numa empresa que não tem ligação com a área de TI, e como sou o que tem um conhecimento um pouco maior, faço gestões na área (entenda-se: ligar para o lugar certo quando a rede cai, fazer manutenção básica nos computadores e etc.) e gostaria muito de me tornar um programador. Sou seguidor assíduo do Hipsters e ouço muita coisa legal lá.

Gostaria de me aprofundar na área do webapps, que acho muito interessante e vejo algumas possibilidades para ajudar na empresa que trabalho hoje. Antes de assinar o Alura, fiz um curso de web development no Udemy e aprendi algumas coisas na parte de front-end (HTML5, CSS3, básico de JavaScript) e um pouco de back-end (NodeJS, ExpressJS e MongoDB) e gostaria muito de continuar nessa área. O curso era bem básico, mas me deu uma boa ideia da coisa, e gostaria de continuar nessa linha de raciocínio de JS. Porém, quando comecei a pesquisar no site, percebi que há muitos cursos, e estou perdido em como segui-los.

Tenho também um pouco de dificuldade em entender o paradigma OO, porque aprendi a programar quando era mais novo de forma estruturada.

Dessa forma, queria solicitar ajuda da galera, por onde devo seguir, como devo continuar essa minha empreitada e, se possível, dar uma ordem para os cursos que devo assistir, já que estou completamente perdido com tanto conteúdo.

Muito obrigado.

9 respostas

Oi Artur,

Dá uma olhada na página de Carreiras, lá tem os cursos em ordens específicas, de acordo com o "título" que você almeja.

Na carreira de Dev Java Jr há um curso de orientação objetos em Java e há também a carreira Expert em OO com Java.

Espero ter ajudado,

Abcs e bons estudos!

Natan,

Muito obrigado, uma dúvida, fazendo o curso de OO em Java, por exemplo, me ajudaria com a parte de compreender JavaScript. também? Não entendo muito bem se existe essa interligação entre as linguagens.

Oie minha sugestão é que você faça a formação de Desenvolvedor Front-End para complementar o seu conhecimento adquirido pelo Udemy (https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-front-end), depois de você concluir e tomar a decisão de aprimorar seus conhecimentos em desenvolvimento de arquiteturas mais robustas a formação de desenvolvedor java, como informado pelo Artur te ajuda a compreender OO ( o que não é necessário para a formação WEB).

Após a formação desses treinamentos pode então tomar uma decisão melhor de qual caminho você seguir.

Boa sorte e sucesso!

Artur,

Java e JavaScript são linguagens diferentes.

Para você pegar bem o JS (JavaScript), dê uma olhada na carreira de Dev JS.

Abcs!

Luciane,

Entendi. Sua sugestão seria algo no seguinte sentido:

1) Carreira Desenvolvedor Front-End (Para complementar);

2) Dev Java Jr e Expert OO com Java;

3) Decidir por qual caminho seguir.

Achei legal, o que eu fiquei muito na dúvida foi o seguinte, quando procurei por javascript achei a carreira JavaScript em Front-End, a carreira Full Stack JavaScript e ainda tinha mais 3 cursos avançados. Por isso a grande dúvida, mas entendi que vale a pena voltar um passo e aprender algumas coisas antes de ir para as carreiras específicas de JS.

solução!

Bom vamos lá!!

Seguindo a tendência de mercado o JS está ganhando muito espaço até nas implementações em grandes arquiteturas, tanto lado server e lado client. Se você quer ser o cara em JS (independente de front end e back end) sugiro fazer assim: 0) Dev javaScript (opcional porque vc já tem conhecimento) Mas é IMPORTANTE você saber usar Regex então o treinamento de Expressões regulares desse treinamento é bacana você fazer. 1) Carreira Desenvolvedor Front-End (Para complementar); 2) Dev Java Jr e Expert OO com Java; Muito bom os conceitos aplicados aqui e pode te ajudar a organizar melhor seus códigos quando usar o Node.js 3) Dev single Page https://cursos.alura.com.br/career/dev-single-page 4) https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-fullstack-javascript

Acredito que com essa trilha você consiga atuar nas oportunidades de Web Developer e Developer Node.Js

Eu estou como arquiteta de soluções atuo na definição de aplicações estou repassando por alguns treinamentos para me ajudar a tomar decisões importantes de migração, hoje estou atuando com Big Data e Cloud utilizando IBM Watson e ando fazendo testes usando Node.js e Java e gosto da resposta do Node.js, mas uma ultima empresa me perguntou se ela devia passar parte do sistema legado que hoje é Java para Python então estou avaliando também!!! Portanto após alguns anos de experiência você vai ver que o conhecimento de uma linguagem ajuda na decisão de uma arquitetura e até mesmo a melhorar a produtividade no desenvolvimento. Prova disso foi minha ultima experiência onde tive que ensinar uma turma a desenvolver um framework like as 'Hibernate' em JavaScript para utilizar em projetos desenvolvidos em IBM BPM.. então meu amigo no mundo de desenvolvimento dependendo de qual caminho seguir vc terá ao menos que conhecer um pouco de cada coisa.

Mas começar por Node.js (javaScript) é bem bacana e bem usual e depois faça a trilha de Java pois tem muito legado em Java no mercado e boas oportunidades para profissionais com esse conhecimento.

Espero ter ajudado

Natan,

Teria uma ordem a ser seguida, por exemplo, nas carreiras JS?

Por exemplo, existem essas duas carreiras:

Dev JS

Dev Fullstack JS

E além delas o curso de AngularJS e os 3 cursos de JavaScript Avançado.

Peço desculpas por estar nessa dúvida, mas quero colocar uma ordem antes de começar tudo, pois entendo que são muitos cursos e que posso acabar me enrolando se não os fizer numa ordem coerente e isso acabar me desestimulando (como já aconteceu antes com outros cursos).

Luciane,

Achei sua resposta excelente, era exatamente o que eu estava procurando.

Muitíssimo obrigado. Sensacional.

Excelente resposta, Luciane!

Artur, tudo depende do seu objetivo como técnico, eu faria o Dev JS primeiro.

Abcs!