1
resposta

Perdido no mundo NoSQL

Oi gente tudo bem? Sempre trabalhei como desenvolvedor e como tal, sempre respirei o modelo relacional padrão de banco de dados...

Acontece que acabei migrando de área na empresa e agora estou no setor de BI e ciência de dados e estou realmente BEMM perdido em tantos bancos de dados NOSQL diferentes

Gostaria de uma ajuda com o seguintes questionamentos:

  • Quais os critérios para escolher um banco (baseado em grafos, documento, objetos)? Sei que tudo depende da aplicação, mas são tantas vertentes diferentes que me pira a cabeça.
  • Como é possível comparar paradigmas tão diferentes??
  • Como realizar os meus estudos? Foco em um banco especifico? Em um paradigma? Novamente, são tantos bancos diferentes!! haha
  • E principalmente, acredito que provavelmente muitos desses bancos podem acabar morrendo, em função de serem tecnologias muito novas... Então do ponto de vista de gestão de TI como escolher um banco e como eterno estudante como não perder tempo em algo que possa ser somente um hype?

Desculpe se fiz perguntas muito amadoras, mas para mim tudo é muita novidade. Desde já muito obrigado

1 resposta

Oi João, tudo bem? Deixa eu tentar te ajudar. Vou tentar ir ponto a ponto como você listou.

  • Não diria que é necessariamente o tipo da aplicação, mas o problema a ser resolvido, para cada problema, pode haver a melhor solução em um banco de dados diferente. Exemplo, em dados mapeáveis para chave e valor, o Redis parece uma opção razoável, mas claro, tem o fator complexidade do dado. Etc.

  • De novo, acho que depende do problema e não de uma comparação de paradigma. Exemplo, se você precisa de buscas flexíveis e rápidas em grande quantidade de dados, o elasticsearch parece ser uma boa opção, ah, mas se houver relacionamentos semi-estruturados, talvez precise de algo ligado a grafos.

  • Foca no problema que você precisa resolver no momento. Você vai encontrar uma solução para esse problema, nesse caso, você focaria seus estudos em um, depois poderia ir para outro depois de entender que o que estudou está claro o suficiente pra você. É feeling mesmo.

  • Acredito que seja um ponto de investigar o tempo de existência do bando, empresa por trás e empresas que usam a solução. Uma solução popular que tem sido muito adotada tende a ficar mais tempo no mercado, opções open source também se comportam de forma parecida.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software