Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Perdido com windows

Não consegui passar do primeiro teste do ansible. $ ansible -u vagrant -i hosts -m shell -a 'echo Hello, World'

Completei o curso de vagrant mas não estou conseguindo criar o ambiente necessário usando meu windows. Não encontrei tutorial pra fazer isso e o professor fez tudo no mac, não me achei para adaptar para estudar em cima do windows. Tenho vagrant e virtualbox instalados no windows. Tenho uma maquina virtual ansible, criado no curso com o Nico , de vagrant. A pasta que o professor pediu com vagrantfile e host copiei no windows a fim de levantar a vm do host de teste usando o vagrant. Estão todas as maquinas se comunicando, mesma faixa de IPs. No entanto, de alguma forma este não é o ambiente necessário. Será que tenho que instalar dentro da VM ansible mais uma virtualbox e vagrant?

7 respostas

Qual a saída de erro do comando?

ansible -u vagrant -i hosts -m shell -a 'echo Hello, World'?

Ainda, se puderes, cola o conteúdo do teu arquivo hosts e os IPs de todas as tuas VMs.

vagrant@ubuntu-bionic:/home$ $ ansible -u vagrant -i hosts -m shell -a 'echo Hello, World'
$: command not found

Está faltando a instalação do ansible nessa VM do vagrant. Tens isso do teu Vagrantfile?

    config.vm.define "ansible" do |ansible|
        ansible.vm.network "public_network", ip: "192.168.1.26"
        ansible.vm.provision "shell",
            inline: "apt-get update && \
                     apt-get install -y software-properties-common && \
                     apt-add-repository --yes --update ppa:ansible/ansible && \
                     apt-get install -y ansible"
    end

Está faltando a instalação do ansible nessa VM do vagrant. Tens isso do teu Vagrantfile?

    config.vm.define "ansible" do |ansible|
        ansible.vm.network "public_network", ip: "192.168.1.26"
        ansible.vm.provision "shell",
            inline: "apt-get update && \
                     apt-get install -y software-properties-common && \
                     apt-add-repository --yes --update ppa:ansible/ansible && \
                     apt-get install -y ansible"
    end

E qual o resutado dos comandos:

vagrant up ansible

e

vagrant ssh ansible

Se puderes, cola o teu arquivo Vangrantfile todo aqui.

solução!

Resolvido usando a aula do professor nico sobre ansible como base. Ele ensina como usar o ansible vm provisionando outra vm, em cima do windows. Tive que adaptar o comando ensinado na aula para conseguir executa-lo no ambiente do prof nico. A principio vai ser tudo VM apartir de agora.

vagrant@ubuntu-bionic:~$ ansible wordpress -i /vagrant/configs/ansible/hosts -m shell -a 'echo Hello, World'
192.168.15.12 | CHANGED | rc=0 >>
Hello, World

vagrant@ubuntu-bionic:~$ ansible wordpress -u vagrant --private-key .vagrant/machines/wordpress/virtualbox/private_key -i /vagrant/configs/ansible/hosts -m shell -a 'echo Hello, World'
192.168.15.12 | CHANGED | rc=0 >>
Hello, World

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software