2
respostas

Perdendo Configuração DHCP

Olá,

Estou com um probleminha, eu configuro certinho o pool DHCP, as máquinas pegam IP normalmente via DHCP, porém, não sei em qual momento, se é quando eu salvo o projeto e abro ele novamente outro dia para continuar mexendo nele, ou então se é alguma outra configuração que apliquei que possa ter impactado. Mas por algum motivo os computadores deixam de pegar o IP via dhcp. Já vi no roteador para mostrar os pools dhcp, e estão sempre lá. O que notei é que ontem quando eu ainda estava trabalhando no projeto Hora da Prática, nos departamentos que criei, um deles não estava pegando IP e olhando no show ip dhcp pool, tem uma parte que mostra Leased Addresses e estava 0, enquanto os outros departamentos, estava com o número 2. Hoje tentando debugar, nenhum está pegando dhcp e todos estão com leased addesses 0. Em anexo, demostro como está as configurações do Show IP DHCP PoolShow IP DHCP Pool .

2 respostas

Olá, Gabriel!

Pelo que você descreveu, parece que o problema pode estar relacionado à configuração das VLANs ou à forma como o roteador está gerenciando os pools DHCP. Aqui estão algumas sugestões para tentar resolver o problema:

1. Verifique as Configurações das VLANs: Certifique-se de que todas as VLANs estão configuradas corretamente nos switches e que as portas estão atribuídas às VLANs corretas. Isso inclui verificar se as portas dos switches estão no modo de acesso e atribuídas à VLAN correta.

2. Reveja as Subinterfaces do Roteador: Verifique se as subinterfaces do roteador estão configuradas corretamente para cada VLAN. Cada subinterface deve ter o encapsulamento dot1Q correto e um endereço IP atribuído.

3. Verifique o Alcance de IP do DHCP: Certifique-se de que os ranges de IP configurados no DHCP estão corretos e não estão em conflito com outros dispositivos na rede.

4. Reinicie o Roteador e os Switches: Às vezes, uma reinicialização pode resolver problemas de configuração que não são imediatamente aparentes.

5. Monitoramento de Logs: Ative logs no roteador para monitorar o que acontece quando os dispositivos tentam obter um IP via DHCP. Isso pode ajudar a identificar se há algum erro ou conflito.

6. Teste com um Dispositivo Isolado: Tente conectar um único dispositivo a uma VLAN específica e veja se ele consegue obter um IP. Isso pode ajudar a isolar o problema.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema com o DHCP. Bons estudos!

Fiz alguns testes, onde excluí o grupo de acesso que foi sugerido na atividade, conforme printe abaixo, e o DHCP voltou a funcionar. Acredito que haja algum problema com a access-list que foi sugerida na atividade, pois precisei adapta-la, já que não funcionava a que foi passada.

A access list que criei foi

access-list 110 permit ip 172.31.0.0 0.0.254.255 172.31.6.2 0.0.0.0 access-list 120 permit ip 172.31.2.0 0.0.254.255 172.31.6.3 0.0.0.0 access-list 130 permit ip 172.31.4.0 0.0.254.255 172.31.6.4 0.0.0.0

E quando ativo a regra com o comando ip access-group 110 in na interface, ele para de funcionar.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade