3
respostas

Perda de pacotes ao "pingar" computadores de diferentes VLANs

Quando uso ping [endereço IP] em algum terminal e esse endereço esta na mesma VLAN que meu computador, não há perda de pacotes. Entretanto, ao "pingar" em um terminal um endereço de IP que esta em uma VLAN diferente do computador que estamos utilizando, há a perca de um pacote. Porque isso ocorre?

3 respostas
Já tive o mesmo problema, e no meu caso era a qualidade do cabo...., vê se o cabo para qual a máquina em que você está tentando pingar, está com uma boa qualidade, mas também pode ser uma sobrecarga do dispositivo que está subdividindo as redes.... 
Se o nível de uso de um componente individual for estendido além de seus limites aconselháveis, isso pode afetar os recursos de processamento da rede, levar à degradação do desempenho e, eventualmente, resultar na perda de pacotes críticos.

Não estou usando aparelhos físicos para pingar maquinas de diferentes VLANs... estou usando o app de simulação da CISCO (Packet tracer). Então tenho certeza que não há problema no cabo ou hardware hehe. Entretanto pode ser a sobrecarga que você disse mesmo. Mas isso aocntece sempre que pingamos diferentes computadores de diferentes VLANs? Montei um sistema onde existe 4 PCs, 2 switchs e um roteador. 2 PCs estão na VLAN 10 e os outros dois estão na VLAN 20. Um sistema simples como esse já causaria perda de pacotes?

Gustavo, a perda é somente de um pacote? e a partir da 2ª vez que você faz o ping, ainda persiste a perda de pacote?