1
resposta

Percepção sobre Serviços Digitais - App My Verisure

Olá, boa noitem tudo bem? Gostaria de compartilhar minha experiência com o aplicativo My Verisure, da empresa de alarmes Verisure. Acredito que somente algumas pessoas aqui possam ter contato com esse app, mas, acho ele com uma ideia genial, a possibilidade de ativar e desativar o alarme de casa à distância, rápido e fácil acesso ao desarme sem precisar estar em casa digitando a senha e usando as tags de arme e desarme.

Só tenho uma crítica ao app, a facilidade de acesso sem uma autenticação biométrica ou a utilização de um bloqueio de tela para entrar no aplicativo, por exemplo, tornando fácil o acesso de pessoas não autorizadas, caso fique logado o tempo todo;

1 resposta

Oi, Gabriel, como vai?

Sua análise traz uma percepção relevante ao equilibrar pontos positivos e uma preocupação crítica sobre segurança. Você destacou bem o valor do app ao facilitar ações do dia a dia, especialmente no controle remoto do alarme, o que impacta diretamente na experiência e conveniência do usuário.

Um ponto que pode enriquecer ainda mais sua reflexão é conectar essa questão de segurança com impacto na confiança do usuário e na estratégia do produto. A ausência de autenticação adicional pode afetar a percepção de confiabilidade, principalmente em um serviço que lida com proteção residencial. Esse tipo de detalhe não é apenas técnico, mas também estratégico para a marca.

Por exemplo, apps bancários normalmente exigem biometria ou senha ao abrir, mesmo que o usuário já esteja logado, justamente para evitar acessos indevidos. Outro exemplo são aplicativos de e-mail ou redes sociais que oferecem verificação em duas etapas, aumentando a segurança sem comprometer tanto a usabilidade.

Parabéns pela sua análise crítica e por trazer um ponto que envolve diretamente experiência e segurança.

Obrigado por compartilhar no fórum e continue explorando esse olhar estratégico em UX.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!