Meu tom de voz é alto e isso prejudica a compreensão por parte do meu interlocutor. Temdo melhorar, mas inconscientemente, volto ao mesmo tom de voz. Como corrigir essa falha?
Meu tom de voz é alto e isso prejudica a compreensão por parte do meu interlocutor. Temdo melhorar, mas inconscientemente, volto ao mesmo tom de voz. Como corrigir essa falha?
Olá, Glaucio! Como vai?
Obrigada por compartilhar esse tópico com a comunidade, tenho certeza de que muitas pessoas lidam com esse tipo de dilema. O importante é o fato de conseguir reconhecer as suas limitações e ter disposição para melhorar.
Uma dica que pode te ajudar é gravar a sua voz enquanto conversa com alguém. Depois, escute a gravação com atenção, prestando atenção ao tom e volume da sua voz. Isso te dará uma percepção mais clara de como você soa para os outros.
Outra dica é pedir feedback para alguém de confiança. Peça para essa pessoa te dizer se ela percebe que você está falando alto e se isso está dificultando a conversa.
Você também pode tentar exercícios de respiração para controlar o seu tom de voz. Inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca. Isso te ajudará a relaxar e a controlar o volume da sua voz.
A prática leva à perfeição! Quanto mais você se esforçar para controlar o volume da sua voz, mais natural isso se tornará.
Espero ter ajudado!
Abraço!