2
respostas

Perceber o óbvio

Eu não entendi muito bem o que significa não mais perceber o óbvio. É possível dar algum exemplo prático?

2 respostas

Oi, Graziela, tudo bem?

Nesse curso, quando falamos sobre não perceber mais o óbvio, queremos dizer que, em algumas situações, não conseguimos ter a dimensão completa sobre aquele contexto e, por isso, podemos pedir ajuda para que o outro nos ajude a enxergar a partir do seu ponto de vista e, quem sabe, enxergar algo que não enxergamos.

Para te dar um exemplo, vou me permitir ser um pouco mais abstrata com você, ok?

Observe a seguinte imagem:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ao observá-la, você pode perceber que existem vários elementos complementares. Você pode perceber a existência de 2 idosos, como também pode observar 2 pessoas adultas sentadas. Ou ainda, um cálice, uma mulher, a entrada de uma casa e etc.

Independente daquilo que você consiga ver, seu ponto de vista pode não ser o mesmo do outro (uma pessoa pode enxergar nessa imagem coisas que para ela são "óbvias" mas que para você, foi muito mais difícil de encontrar. É disso que falamos quando queremos dizer "perceber o óbvio", coisas que podem até estar expostas para nós, mas que, por razões diversas, não conseguimos identificar naquele momento. E por isso, reforçamos no curso a importância de pedir ajuda.

Espero que você tenha conseguido entender, qualquer dúvida, estou à disposição!

Abraços e bons estudos!

Sim, agora entendi. É como nesse exemplo, numa situação de cansaço mental , que já estamos há tanto tempo numa certa atividade que literalmente não enxergamos algo, aí pedimos pra alguém revisar e tcharam! e...estava bem "na nossa cara" rs Obrigada!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software