Vou postar o código aqui, porque meus códigos funcionam mas, sempre estão diferentes da solução do professor
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var raio = 0;
pincel.fillStyle = 'lightblue';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio , 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y );
}
function comecaPintar(evento){
raio = 10
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio , 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
}
function paraPintura(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
raio = 0;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio , 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
tela.onmousedown = comecaPintar;
tela.onmouseup = paraPintura;
</script>