3
respostas

Pensar OO

Pessoas, já tem um tempo que venho tentando utilizar OO, entendo os conceitos e o código quando o leio porém nunca consegui pensar OO. Professores de uma língua estrangeira falam que você tem que pensar em inglês, por exemplo, para poder se comunicar melhor nessa língua. Acredito que aqui também seja o caso. Quando você tem um problema, tem que já pensar nas classes e métodos que vai desenvolver para resolver e é aí que eu travo. Consigo resolver com procedural mas não é o que eu quero. Estou em 50% do curso, até agora estudando sobre os conceitos com um pouco de prática. Tudo certo até agora. Tomara que dessa vez eu consiga mudar meu modo de pensar.

Alguém mais por aqui teve ou tem esse problema?

3 respostas

Fala ai Timeu, tranquilo ?

Passei por isso também, OO não é algo tão trivial... a gente vai aprendendo conforme vamos usando, não é do dia para a noite.

Uma forma de você se acostumar é sempre fazer pequenos projetos para tentar colocar sempre em prática o conhecimento, nisso você vai ver pequenos problemas e entender o motivo de oo resolver de alguma maneira.

Mas fique tranquilo, não é estranho sentir assim.

O que você precisar pode contar conosco para sanar as dúvidas ! E te ajudar ao máximo

E ae Timeu, blz?

Olha, eu sempre tive problemas para pensar OO também, acho que a maioria... Eu consegui melhorar fazendo associações.

Por exemplo..

Funcionario f1 = new Funcionario();

A classe (Funcionario) cria um modelo de algo, como uma receita de bolo, certo?

E quando vc instancia a classe, você tem um objeto que segue aquela receita e depois salva o objeto em uma variável daquele tipo - eu imagino a variável como uma Tupperware que eu coloco meu objeto lá dentro.

Eu demorei um tempão pra conseguir associar as coisas de OO... e sempre fazia associações assim e acredite: até hoje elas me ajudam a entender alguns conceitos hahaha

Tente montar suas próprias associações, de uma forma que faça sentido para você (mesmo que não faça para os outros, como eu e minha Tupperware xD ) mas fica tranquilo que isso é normal e com o tempo você assimila tudo.

O que precisar, estamos ai!!!