Conhecer o usuário pode seguir diferentes abordagens, dependendo de qual seja o público ou cliente que será entrevistado. Tentar conhecer um usuário com faixa etária de idade mais experiente, requer do entrevistador uma abordagem mais sensível do que aquela abordagem a um público mais jovem, onde os termos atrativos são palavras muito mais dinâmicas e nervosas a redes sociais e internet. Embora os dois públicos necessitem de uma conversa mais personalizada, a tática deve seguir padrões de convívio desse usuário: anseios, sua dor, seus hobbies e as características físicas e emocionais. E ao meu ver, um fator muito importante: Pensar como se fosse o usuário. Ser empático. Um exemplo: Esta caixa de texto poderia ser no topo da página. Evitando passar por todo fórum com títulos similares até chegarmos na etapa de preenchimento. Mas se, dessa forma foi estratégico, para que os alunos fossem instigados a ler os conteúdos do fórum foi uma boa colocação. Mas e se tivesse uma opção de filtro no topo da página com opções de filtro por período? Isso facilitaria a usabilidade dentro da página?
Bem, não é uma crítica, mas depois do conteúdo do curso, comecei a fazer analogias ao meu dia a dia. O que já uso e penso: "e se tivesse um caminho mais ágil? E se tivesse um caminho menos complexo?" e se... e se..."
Enfim, é isso! Adorando o curso!