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Pensar como usuário (Conhece-o melhor)

Conhecer o usuário pode seguir diferentes abordagens, dependendo de qual seja o público ou cliente que será entrevistado. Tentar conhecer um usuário com faixa etária de idade mais experiente, requer do entrevistador uma abordagem mais sensível do que aquela abordagem a um público mais jovem, onde os termos atrativos são palavras muito mais dinâmicas e nervosas a redes sociais e internet. Embora os dois públicos necessitem de uma conversa mais personalizada, a tática deve seguir padrões de convívio desse usuário: anseios, sua dor, seus hobbies e as características físicas e emocionais. E ao meu ver, um fator muito importante: Pensar como se fosse o usuário. Ser empático. Um exemplo: Esta caixa de texto poderia ser no topo da página. Evitando passar por todo fórum com títulos similares até chegarmos na etapa de preenchimento. Mas se, dessa forma foi estratégico, para que os alunos fossem instigados a ler os conteúdos do fórum foi uma boa colocação. Mas e se tivesse uma opção de filtro no topo da página com opções de filtro por período? Isso facilitaria a usabilidade dentro da página?

Bem, não é uma crítica, mas depois do conteúdo do curso, comecei a fazer analogias ao meu dia a dia. O que já uso e penso: "e se tivesse um caminho mais ágil? E se tivesse um caminho menos complexo?" e se... e se..."

Enfim, é isso! Adorando o curso!

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solução!

Olá Leonardo, tudo bem?

Parabéns pela reflexão! Ficamos muito felizes em saber que você está aproveitando o curso e que o conteúdo está te ajudando a desenvolver pensamentos críticos em relação ao seu dia a dia.

Quando estamos planejando uma pesquisa, principalmente entrevistas, temos que considerar o tipo de produto estamos desenvolvendo e o grupo de pessoas para quem queremos oferecê-lo. Por isso, sempre devemos pensar em perguntas direcionadas a conhecer melhor os usuários que estão sendo entrevistados, entender suas dores e trazer também algumas questões relacionadas ao produto, para saber a percepção que o (a) entrevistado (a) tem em relação ao que estamos desenvolvendo. Por exemplo: se estamos desenvolvendo um aplicativo para uma franquia de cinemas, podemos trazer perguntas como "você utiliza muitos aplicativos no seu dia a dia?", "onde você costuma procurar a programação do cinema?", "você confia comprar ingressos pela internet? Por que?".

Qualquer dúvida, estamos por aqui.

Até mais!!