Entendi a lógica de como o Java lê o programa antes de agir, mas fomos iniciados começando com as variáveis sempre. Na prática qual é a forma mais comum de devs usarem no dia a dia para não ficar confuso?
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<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*Math.PI);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(x>=0 && x<=150 && y>=0 && y<=50){
desenha = false;
}
else if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores()
function trocaCor(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(x>=0 && x<=50 && y>=0 && y<=50){
corAtual = "red";
}
else if(x>=50 && x<=100 && y>=0 && y<=50){
corAtual = "green";
}
else if(x>=100 && x<=150 && y>=0 && y<=50){
corAtual = "blue";
}
}
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = trocaCor;
</script>