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Pensando nas variáveis no final...

Entendi a lógica de como o Java lê o programa antes de agir, mas fomos iniciados começando com as variáveis sempre. Na prática qual é a forma mais comum de devs usarem no dia a dia para não ficar confuso?

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }

    function habilitaDesenhar() {
        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {
        desenha = false;
    }  

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(x>=0 && x<=150 && y>=0 && y<=50){
            desenha = false;
        }

        else if(desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores()

    function trocaCor(evento){
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(x>=0 && x<=50 && y>=0 && y<=50){
            corAtual = "red";
        }
        else if(x>=50 && x<=100 && y>=0 && y<=50){
            corAtual = "green";
        }
        else if(x>=100 && x<=150 && y>=0 && y<=50){
            corAtual = "blue";
        }
    }

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
    tela.onclick = trocaCor;

</script>
1 resposta

Olá, André! Tudo bem por aí?

Sua solução está correta, mandou bem.

Caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de compartilhar com a gente.

Bons estudos e até mais!