Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Pelo que entendi, quando criamos uma variavel referencia de um objeto...

Pelo que entendi, quando criamos uma variavel referencia de um objeto, só estamos adicionando mais uma maneira de acessar um mesmo objeto? Isso significa que numa situação hipotetica, ignorando as regras de Boa pratica, poderiamos criar quantas referências quisermos ao um objeto em comum?

1 resposta
solução!

Oi, Wallace! Tudo bem?

Correta percepção! Quando criamos uma variável de referência para um objeto, estamos apenas criando uma nova maneira de acessar aquele objeto. No exemplo do código estudado, por exemplo, a variável p1 é uma referência para um objeto Produto. Quando declaramos Produto p2 = p1;, estamos criando uma nova referência (p2) para o mesmo objeto Produto ao qual p1 se refere.

Portanto, quando alteramos o preço do produto através da referência p2 com p2.setPreco(2.00);, estamos alterando o mesmo objeto ao qual p1 se refere. Por isso, quando imprimimos o preço do produto através da referência p1 com System.out.println(p1.getPreco());, o valor impresso é 2.00.

Somado a isso, em uma situação hipotética, podemos sim criar quantas referências quisermos para um mesmo objeto. No entanto, como mencionado, é importante considerar as boas práticas de programação. Criar muitas referências para o mesmo objeto pode tornar o código confuso e difícil de manter, além de aumentar a chance de erros.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓