posso pegar um arquivo csv usando o fetch e converter com json? isso da certo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
posso pegar um arquivo csv usando o fetch e converter com json? isso da certo?
Olá Osmar! Tudo bem?
Sim, é possível utilizar o fetch para pegar um arquivo CSV e converter para JSON. Para isso, você pode utilizar a biblioteca PapaParse, que é especializada em conversão de CSV para JSON.
Segue um exemplo de como você pode utilizar o fetch e o PapaParse para converter um arquivo CSV para JSON:
fetch('caminho/do/arquivo.csv')
.then(response => response.text())
.then(csv => {
const json = Papa.parse(csv, { header: true, dynamicTyping: true });
console.log(json);
});No exemplo acima, o fetch é utilizado para buscar o arquivo CSV. Em seguida, a resposta é convertida para texto utilizando o método text(). Depois disso, o PapaParse é utilizado para converter o texto para JSON, utilizando as opções header: true (para indicar que a primeira linha do CSV contém os nomes das colunas) e dynamicTyping: true (para tentar converter automaticamente os valores para os tipos corretos).
Espero ter ajudado e bons estudos!
Renan boa noite obrg! tem mais uma duvida... eu consigo pegar direto da URL? exemplo: https://dados.cvm.gov.br/dataset/fi-doc-inf_diario