import random
import os
import time
opcoes = ["pedra", "papel", "tesoura"]
jogadas_totais = 0
vitorias_jogador = 0
vitorias_computador = 0
def menu():
print("Bem-vindo ao jogo Pedra, Papel e Tesoura!")
print("Escolha uma opção:")
print("1. Jogar")
print("2. Sair\n")
opcao_menu()
def jogar():
global jogadas_totais, vitorias_jogador, vitorias_computador
jogador = input("Digite sua escolha (pedra, papel ou tesoura): ").lower()
if jogador == "sair":
print("Obrigado por jogar! Até a próxima.")
return
if jogador not in opcoes:
print("Opção inválida. Tente novamente.\n")
jogar()
return
computador = random.choice(opcoes)
print(f"O computador escolheu: {computador}")
jogadas_totais += 1
if jogador == computador:
print("Empate!\n")
elif (jogador == "pedra" and computador == "tesoura") or \
(jogador == "papel" and computador == "pedra") or \
(jogador == "tesoura" and computador == "papel"):
print("Você ganhou!\n")
contador_de_jogadas()
vitorias_jogador += 1
else:
print("Você perdeu!\n")
vitorias_computador += 1
jogar_novamente()
def opcao_menu():
escolha = input("Digite sua escolha (1 ou 2): ")
if escolha == "1":
jogar()
elif escolha == "2":
print("Obrigado por jogar! Até a próxima.")
else:
print("Opção inválida. Tente novamente.\n")
menu()
return escolha
def limpar_tela():
time.sleep(2)
os.system('cls' if os.name == 'nt' else 'clear')
def jogar_novamente():
resposta = input("Deseja para ou continuar (s/n): ").lower()
if resposta == 's':
limpar_tela()
jogar()
elif resposta == 'n':
print("calculando")
time.sleep(2)
print(f"\nPlacar Final: {vitorias_jogador} Vitórias | {vitorias_computador} Derrotas | {jogadas_totais} Jogadas")
print("Obrigado por jogar! Até a próxima.")
else:
print("Opção inválida. Tente novamente.\n")
def contador_de_jogadas():
# Implementação da função contador_de_jogadas para exibir o placar atual
print("-" * 30)
print(f"JOGADAS TOTAIS: {jogadas_totais}")
print(f"PLACAR: Jogador {vitorias_jogador} x {vitorias_computador} Computador")
print("-" * 30 + "\n")
def ensera_jogo():
print('voce mederotou boa jogada')
jogar_novamente()
def main():
menu()
if __name__ == "__main__":
main()