1
resposta

Pedra, papel e tesoura

import random

def jogo():
    pedra_papel_tesoura = ['pedra', 'papel', 'tesoura']
    placar = {'vitórias': 0, 'derrotas': 0, 'empates': 0}

    while True:
        jogador = input('Escolha: pedra, papel ou tesoura(ou "sair" para encerrar)? ').lower()
        if jogador == 'sair':
            break
        if jogador not in pedra_papel_tesoura:
            print('Escolha inválida.')
            continue

        pc = random.choice(pedra_papel_tesoura)    
        print(f'Computador escolheu: {pc}')

        if jogador == pc:
            print(f'Empate!')
            placar['empates'] += 1
        elif (jogador == 'pedra' and pc == 'tesoura') or \
            (jogador == 'tesoura' and pc == 'papel') or \
            (jogador == 'papel' and pc == 'pedra'):
            print('Você venceu!')
            placar['vitórias'] += 1
        else:
            print('Você perdeu!')
            placar['derrotas'] += 1
        
            print('\nPlacar final:')
    print(f"Vitórias: {placar['vitórias']}")
    print(f"Derrotas: {placar['derrotas']}")
    print(f"Empates: {placar['empates']}")

jogo()
1 resposta

Oii, Estudante.

Seu projeto do jogo de Pedra, Papel e Tesoura ficou bem organizado e funcional. O uso do dicionário para armazenar o placar foi uma ótima escolha para manter o controle das partidas.

Uma dica interessante para o futuro é usar o método strip() junto com lower() para tratar entradas do usuário com mais segurança, removendo espaços extras.


entrada = input("Digite algo: ").strip().lower()
print("Você digitou:", entrada)

Esse código ajuda a evitar problemas com espaços antes ou depois da palavra digitada.

Alura

Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!