1
resposta

(PBI) Gráfico de linhas sempre exibe ano mais antigo ao invés de ano mais recente

Fala pessoal, tudo bem? Estou com uma dúvida teoricamente simples mas que não encontrei solução na rede e nem mesmo o Chat GPT soube me orientar a respeito.

O gráfico em questão exibe dados de 2018 a 2023 mas não tem espaço para exibir todos os anos ao mesmo tempo, sendo necessário rolar o scroll para ver os anos mais recentes. Isso seria um problema bobo se a rolagem fosse necessária uma única vez, mas sempre que eu faço um filtro no dash, volta o scroll para 2018 e o 2023 não fica mais visível.

Na imagem abaixo é como o gráfico é exibido originalmente no dash. Imagem 1 - Como está atualmente E na próxima imagem como eu gostaria que o gráfico ficasse por padrão (com o scroll priorizando 2023). Imagem 2 - Como eu gostaria que fosse exibido por padrão

Existe alguma forma de configurar o scroll para que ele fique por padrão à direita e não à esquerda?

Valeu gente!

1 resposta

Oi, Bruno, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Infelizmente, o Power BI não possui uma configuração nativa para definir a posição padrão do scroll em um gráfico de linhas. Uma alternativa, é criar um filtro de segmentação que permita selecionar o ano que você quer avaliar no gráfico. Dessa forma apenas será visualizado os meses relacionados ao ano filtrado. Para isso siga o procedimento abaixo:

• No menu lateral de visualizações escolha pela Segmentação de dados;
  • Utilize a coluna de ano como parâmetro para o campo de filtro;
  • Na aba visual altere em Configurações de Segmentação altere o tipo de visualização para suspenso em Opções e defina o tipo de seleção como Seleção múltipla com CTRL, com isso você poderá selecionar mais de um ano ao apertar a tecla CTRL e clicar em outra opção da segmentação de dados.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!