Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

$PATH (node not found)

Bom dia!

Instalei o node:

This package has installed:
    •    Node.js v10.16.0 to /usr/local/bin/node
    •    npm v6.9.0 to /usr/local/bin/npm
Make sure that /usr/local/bin is in your $PATH.

Sou novo usuário de MAC e no uso do terminal. Meu path está assim:

export PATH=/usr/bin:/bin:/usr/sbin:/sbin:/Users/Renato/tools:/Users/Renato/tools/bin

O usr/bin está no PATH. Porque o node não abre?

Alguém pode me ajudar?

10 respostas

Alguém?

Fala aí Renato, tudo bem? O que você quer dizer com "Porque o node não abre?"?

Como você fez o processo de instalação do Node? Foi pelo site oficial através do .pkg?

Fico no aguardo.

Fala Matheus!

Eu instalei pelo site do node: https://nodejs.org/en/

Mas, quando digito node -v ele retorna "node: command not found".

Daí, instalei o brew: https://brew.sh/, pra tentar instalar por meio dele. Mas quando tento rodar no terminal dá o mesmo erro: "brew: command not found".

O instalador do node diz: Make sure that /usr/local/bin is in your $PATH. E esse caminho está lá, por isso não sei o porque não consigo rodar os comandos.

Tem alguma ideia do que possa ser?

Desde já obrigado!

Fala Renato, tudo bem? Pode ser algum problema no seu .bash_profile, consegue fazer um cat nele e me mandar o conteúdo?

Fico no aguardo.

Fala Matheus! O que seria um cat?

O conteúdo do bash_profile é:

export PATH=/usr/bin:/bin:/usr/sbin:/sbin:/Users/Renato/tools:/Users/Renato/tools/bin

Subi ele no github também caso ajude:

https://github.com/renatosilvadiniz/bash_profile

Obrigado, desde já!

Cat é um comando do linux para printar o conteúdo do arquivo no terminal, ex:

cat .bash_profile

Vai printar o conteúdo no próprio terminal.

Está estranho seu .bash_profile, você chegou a mexer nele? Não vejo necessidade desse export, talvez seja ele que esteja causando problema em alguns comandos.

Tente remover essa linha, deixando o seu arquivo em branco, após isso, tente mexer com o node novamente.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Eu rodei o cat e deu a mesma coisa mesmo:

Editei e deixei sem o "export PATH=" :

usr/bin:/bin:/usr/sbin:/sbin:/Users/Renato/tools:/Users/Renato/tools/bin

Então tudo voltou a funcionar. Obrigado Matheus!

Se puder, me tire mais uma dúvida.

Eu realmente havia mexido no .bash_profile porque estava tentando uma alternativa para uma etapa da aula: https://cursos.alura.com.br/course/cordova-phonegap/task/14261. Pelo tutorial, não consegui editar a variável PATH. Eles pediam para abrir o arquivo ~/.bashrc, porém quando rodo isso na linha de comando não consigo abri-lo: No such file or directory. Tentei encontrá-lo entre os arquivos ocultos da pasta onde roda terminal e achei o: .bashrc.swp. Porém não consigo editá-lo pelos editores de texto. Me dá a mensagem: The file is not displayed in the editor because it is either binary or uses an unsupported text encoding.Daí em uns tutoriais da internet, vi eles dizendo pra editar o .bash_profile com o mesmo comando visto na aula.

Então queria saber se posso usar a solução que vc me deu agora, ou ainda preciso editar o ~/.bashrc?

solução!

Fala aí Renato, tudo bem? Na verdade pode apagar alinha inteira.

Vamos lá, basicamente o .bash_profile será executado uma vez quando você abrir o terminal, ele será executado antes de iniciar o terminal (de maneira simplista).

Enquanto o .bashrc será executado antes de abrir cada janela do terminal (também de maneira simplista).

No seu caso, não vejo problemas adicionar essas configurações no .bash_profile, no meu note, elas estão no profile mesmo e boa.

Você pode adicioná-las de várias maneiras, pode abrir um VI e editar via linha de comando, pode tentar abrir o arquivo em algum editor ou uma maneira bem simples é fazer um echo para dentro do arquivo:

echo 'export PATH=$PATH:~/Library/Android/sdk/platform-tools/' >> .bash_profile

Espero ter ajudado, bons estudos.

Fala Matheus! Muito obrigado mesmo! ajudou demais!

Abraços!!!

Magina, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.