Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

$PATH (node not found)

Bom dia!

Instalei o node:

This package has installed:
    •    Node.js v10.16.0 to /usr/local/bin/node
    •    npm v6.9.0 to /usr/local/bin/npm
Make sure that /usr/local/bin is in your $PATH.

Sou novo usuário de MAC e no uso do terminal. Meu path está assim:

export PATH=/usr/bin:/bin:/usr/sbin:/sbin:/Users/Renato/tools:/Users/Renato/tools/bin

O usr/bin está no PATH. Porque o node não abre?

Alguém pode me ajudar?

10 respostas

Alguém?

Fala aí Renato, tudo bem? O que você quer dizer com "Porque o node não abre?"?

Como você fez o processo de instalação do Node? Foi pelo site oficial através do .pkg?

Fico no aguardo.

Fala Matheus!

Eu instalei pelo site do node: https://nodejs.org/en/

Mas, quando digito node -v ele retorna "node: command not found".

Daí, instalei o brew: https://brew.sh/, pra tentar instalar por meio dele. Mas quando tento rodar no terminal dá o mesmo erro: "brew: command not found".

O instalador do node diz: Make sure that /usr/local/bin is in your $PATH. E esse caminho está lá, por isso não sei o porque não consigo rodar os comandos.

Tem alguma ideia do que possa ser?

Desde já obrigado!

Fala Renato, tudo bem? Pode ser algum problema no seu .bash_profile, consegue fazer um cat nele e me mandar o conteúdo?

Fico no aguardo.

Fala Matheus! O que seria um cat?

O conteúdo do bash_profile é:

export PATH=/usr/bin:/bin:/usr/sbin:/sbin:/Users/Renato/tools:/Users/Renato/tools/bin

Subi ele no github também caso ajude:

https://github.com/renatosilvadiniz/bash_profile

Obrigado, desde já!

Cat é um comando do linux para printar o conteúdo do arquivo no terminal, ex:

cat .bash_profile

Vai printar o conteúdo no próprio terminal.

Está estranho seu .bash_profile, você chegou a mexer nele? Não vejo necessidade desse export, talvez seja ele que esteja causando problema em alguns comandos.

Tente remover essa linha, deixando o seu arquivo em branco, após isso, tente mexer com o node novamente.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Eu rodei o cat e deu a mesma coisa mesmo:

Editei e deixei sem o "export PATH=" :

usr/bin:/bin:/usr/sbin:/sbin:/Users/Renato/tools:/Users/Renato/tools/bin

Então tudo voltou a funcionar. Obrigado Matheus!

Se puder, me tire mais uma dúvida.

Eu realmente havia mexido no .bash_profile porque estava tentando uma alternativa para uma etapa da aula: https://cursos.alura.com.br/course/cordova-phonegap/task/14261. Pelo tutorial, não consegui editar a variável PATH. Eles pediam para abrir o arquivo ~/.bashrc, porém quando rodo isso na linha de comando não consigo abri-lo: No such file or directory. Tentei encontrá-lo entre os arquivos ocultos da pasta onde roda terminal e achei o: .bashrc.swp. Porém não consigo editá-lo pelos editores de texto. Me dá a mensagem: The file is not displayed in the editor because it is either binary or uses an unsupported text encoding.Daí em uns tutoriais da internet, vi eles dizendo pra editar o .bash_profile com o mesmo comando visto na aula.

Então queria saber se posso usar a solução que vc me deu agora, ou ainda preciso editar o ~/.bashrc?

solução!

Fala aí Renato, tudo bem? Na verdade pode apagar alinha inteira.

Vamos lá, basicamente o .bash_profile será executado uma vez quando você abrir o terminal, ele será executado antes de iniciar o terminal (de maneira simplista).

Enquanto o .bashrc será executado antes de abrir cada janela do terminal (também de maneira simplista).

No seu caso, não vejo problemas adicionar essas configurações no .bash_profile, no meu note, elas estão no profile mesmo e boa.

Você pode adicioná-las de várias maneiras, pode abrir um VI e editar via linha de comando, pode tentar abrir o arquivo em algum editor ou uma maneira bem simples é fazer um echo para dentro do arquivo:

echo 'export PATH=$PATH:~/Library/Android/sdk/platform-tools/' >> .bash_profile

Espero ter ajudado, bons estudos.

Fala Matheus! Muito obrigado mesmo! ajudou demais!

Abraços!!!

Magina, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.