2
respostas

PATH atualiza sozinho e perde o diretório que eu inseri ao abrir nova janela do terminal

Olá,

Estou usando terminal do MAC e consigo fazer os exercícios normalmente. Só que quando eu abro uma nova janela do terminal, parece que o PATH atualiza sozinho e só consigo executar os programas a partir do diretório onde eles estão.

Sabem dizer porquê isso acontece?

Valeu!

2 respostas

Olá, Leandro. Tudo bem?

Esse é o comportamento esperado. Modificações feitas nas variáveis de ambiente não persistem a não ser que você faça algo explícito para isso.

Você pode, por exemplo, adicionar o comando que atualiza a variável de ambiente dentro do arquivo .bashrc, localizado na sua Home, que é executado sempre que uma nova instância do bash é iniciada. Repare que ele começa com um ponto.

Digamos que você tenha uma pasta chamada scripts dentro da sua home. Se você quiser executar os scripts dessa pasta de qualquer lugar, você pode adicionar a linha

export PATH=$PATH:~/scripts 

dentro do seu .bashrc.

Espero ter ajudado.

Bom dia Vitor,

Quando executo ls -la aparecem os seguintes arquivos

.bash_history .bash_profile .bash_profile-anaconda3.bak .bash_profile.pysave .bash_sessions

e não aparece o .bashrc

Reparei que também aparece .condarc

Em qual deles devo adicionar a linha indicada?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software