1
resposta

path

No console eu digitei: tail -n 5 syslog | grep systemd > /~/labs/redirecionamento/log.txt mas po conta da / anterios ao ~/ estava dando erro e o tab não estava preenchendo os nomes como padrão

Afim de consolidar meu conhecimento, por que não funcionou? pois no meu raciocionio, funcionaria assim : root/~/labs.............

reforçando: já sei que o correto é tail -n 5 syslog | grep systemd > ~/labs/redirecionamento/log.txt , mas não sei o pq a / anterios a ~/ provocou o erro

1 resposta

Tudo bem Victor? espero que sim!

o símbolo da barra (/) representa o diretório raiz do sistema, e nele há algumas pastas:

usr bin var etc home

O símbolo "~" representa o diretório home do usuário logado no sistema( /home/seu_usuario ) .

Ou seja, símbolo "~" nada mais é que uma abreviação para "/home/seu_usuario"

por exemplo, o nome do meu usuário é leonardo e o nome da minha máquina é "server", o Bash me mostra:

leonardo@server:~$

como o "~" é o mesmo que seu diretório /home do usuário, podemos dizer que:

"leonardo@server:~$" é o mesmo que "leonardo@server:/home/leonardo"

(vc pode visualizar isso quando vc estiver no seu home "~" e digitar o comando "pwd" no terminal)

ou seja, o "~" é um atalho que te direciona para o diretório raiz " / " na pasta "home" na pasta do seu usuário, daí fica " /home/seu_usuario"

ao direcionar saídas ou mudança de diretório, vc passa o caminho, por exemplo:

cat projeto/nasa/arq1.txt

o bash entende o seguinte: entre na pasta "projeto", dps entre na pasta "nasa" que está DENTRO do "projeto", dps imprima o arquivo "arq1.txt" que está DENTRO da pasta "nasa

quando vc redireciona a saída para :

"/~/"

o bash entende o seguinte: vá para o diretório raiz " / " e DENTRO dele, ENTRE no diretório raiz/home "/ / home (essa expressão não existe)"

como não existe um diretório raiz dentro do raiz, ele dá esse problema.

ou seja, ele não encontra esse diretório raiz dentro do próprio diretório raiz.

no seu exemplo :

root/

significa que vc está usando o usuário root e está dentro do diretório raiz.

espero que eu tenha te ajudado, mas caso não tenha esclarecido, fico a total disposição!! Bons estudos amigo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software