6
respostas

Pasta JDBC no SQL POWER ARCHITECT

Não estou conseguindo acessar o banco pelo sql power architect que está dando a seguinte mensagem:

Detail string: JDBC Driver "com.mysql.jdbc.Driver" not found

Sei que existe tópicos com o mesmo problema e que foi ''solucionado', porém a própria pessoa solucionou mas não explicou. No tópico do 'Marcus' deu a mesma mensagem, ele mesmo disse que a pasta jdbc não existia(a minha da mesma forma) e que foi orientado a criar a pasta JDBC com os ''Drivers'' dentro dela. Pois bem, que drivers são esses? De onde tiro? Faço uma copia da pasta jdbc do Report-Designer? Conforme essa imagem não há como saber de onde esses drivers são.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 respostas

Oi Caio, tudo bem?

Realmente a pasta jdbc não está contida na pasta SQL Power Architect e isso pode ocasionar esse erro, sugiro que você vá até a pasta SQL Power Architect e copie a pasta jdbc para dentro dela, como mostro na imagem a seguir:

Print da tela da pasta SQL Power Architect aberta onde a pasta jdbc aparece selecionada

Espero ter ajudado, caso não resolva para você nos mande aqui que tento te dar outras soluções, bons estudos!

OLá,Beatriz!

Desculpe, mas continuo sem entender. Como foi visto, não existe a pasta JDBC dentro da pasta SQL Power Architect. A minha dúvida é onde fica esta pasta JDBC para que eu possa colocar dentro da pasta do SQL Power Architect . Se puder mostrar o conteúdo dentro da pasta também, eu agradeço.

Acredito que você tenha feito todos os passos anteriores do curso então para encontrar essa pasta você seguirá o seguinte caminho:

C:\treinamento\designer-tools\report-designer\lib\jdbc

Copia a pasta e cola dentro da pasta do SQL Power Architect.

Falando um pouco mais sobre a jdbc, essa pasta é um API (Conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e que permitem a criação de plataformas de maneira mais simples e prática para desenvolvedores) que reúne conjuntos de classes e interfaces escritas na linguagem Java na qual possibilita se conectar através de um driver específico do banco de dados desejado.

Com esse driver pode-se executar instruções SQL de qualquer tipo de banco de dados relacional.

Nesse caso específico do curso, dentro dessa pasta (jdbc) contém os conectores necessários na linguagem Java para executar as instruções do MySQL.

Pode ser que por algum motivo o instrutor não precisou dessa pasta dentro do SQL Power Architect para construir o projeto ou não gravou esse passo.

Caso ainda fique com dúvidas ou não consiga fazer esses passos é só me falar.

Oi Beatriz, está dando este erro: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Vamos tentar mais uma coisa:

Após fazer a cópia da pasta, tenta fechar o SQL Power Architect, fechar o HeidiSQL e reiniciar o computador.

Depois inicie novamente a conexão com o HeidiSQL e com o SQL Power Architect.

Me conta se vai funcionar dessa vez!

Oi Beatriz! Agradeço demais sua ajuda, mas continua com a mesma mensagem. Eu tinha um MySQL instalado na minha máquina e desinstalei quando vi que o Unicode estava dando como outra porta sem ser a 3306 padrão do MySQL. Suspeito que seja isso. Vou criar uma VM para rodar os softwares desse curso, acho que assim não irá ocorrer erros.