Oi, Matheus.
Não precisa pedir desculpas por mandar suas dúvidas, afinal, estamos aqui para te ajudar na compreensão dos cursos. Além disso, suas perguntas nos ajudam a perceber onde podemos melhorar, então, são sempre válidas (:
Sobre a sua dúvida, o passo 6 do processo da tomada de decisão foi pensado para ser feito antes da efetiva tomada de decisão. Ele diz respeito ao planejamento da tomada de decisão através dos pontos citados no curso: especificar as premissas importantes para a escolha, avaliar as hipóteses, especificar os envolvidos e definir tarefas e prazos. Durante a fase do planejamento, também é possível reavaliar os critérios para tomar a decisão mais assertiva, pois é possível perceber se há ou não recursos ou pessoas suficientes para realizar o que for necessário. Nesta etapa, pode ser que aconteça da pessoa perceber que o melhor é tomar uma decisão de não seguir adiante com o que se está pensando. Já o 7° e último passo se refere a execução da tomada de decisão em si. Não se refere ao processo antes e sim ao momento da tomada de decisão, onde será colocado em prática todo o planejamento feito anteriormente.
Por exemplo, suponhamos que tenho uma empresa de comunicação e preciso tomar a decisão de aceitar ou não um novo cliente que necessita dos meus serviços de edição de imagens. Depois de passar por todos os passos de avaliação da tomada de decisão, chego no passo 6 e começo a planejar como tomarei essa decisão. especificar as premissas importantes da escolha: no caso da empresa, aceitar um novo cliente significa aumentar a receita da empresa, fator que está alinhado ao meu objetivo como dona da empresa, ou seja, aumentar a receita da empresa é uma premissa da qual não abro mão. Em seguida, planejo as hipóteses: caso eu feche o contrato com o cliente, posso precisar de mais pessoas trabalhando com photoshop para a edição das imagens dele, ou posso precisar contratar mais profissionais que saibam mexer no coreldraw. Tudo isso está apenas no campo das hipóteses, estou ainda avaliando as possibilidades para o caso do aceite ou não da proposta. Depois, posso precisar especificar envolvidos: direcionar a pessoa X para realizar as artes de comunicação através do instagram e pessoa Y para realizar as artes de divulgação através de outdoors. Após isso, consigo direcionar os prazos acordados com o cliente e estimados pela minha equipe. Por fim, após analisar o cenário e ver que é possível aceitar esse novo cliente, pratico o passo 7 e coloco todo este planejamento em ação.
Ficou mais claro, assim?
Qualquer dúvida, conte comigo!
Bons estudos!