Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Passo a passo para criação de um código em C

Bom dia, amigos Pessoal, preciso fazer um projeto/código em C para um trabalho de faculdade, mas não sei nem por onde começar. Eu consegui um histórico de registros de acidentes e gostaria de criar um código que acessasse estes dados da planilha e fornecesse ao usuário, por exemplo, se ele digitasse um ano específico retornaria o número de acidentes deste ano ou mês. Será que vocês poderiam me ajudar com uma espécie de passo-a-passo do que eu poderia ir fazendo. Tenho conhecimentos básico de programação em C e fiz os cursos aqui do Alura desta linguagem. O que precisaria seria de como eu faço para incluir esta planilha e como acessar os dados dela e retornar os dados que preciso. Eu sei que é muito básico para todos vocês, mas eu realmente estou precisando desta ajuda para ir compreendendo os passos de criação de um sistema. Será que poderiam me ajudar?

2 respostas
solução!

Bom dia Henrique, tudo bom?

Cara, vamos começar do princípio, a manipulação de Arquivos em C, apesar de ser um conteúdo de nível Iniciante tem alguns pesares dependendo da forma na qual você quer manipular os dados.

Como você não possui conhecimento e não tem ideia de por onde começar, sugiro que você utilize arquivos TxT. Não é muito fácil manipular um arquivo .xls ou .xlsx com C, precisa conhecer bibliotecas específicas como : XLSX I/O ou LibXL.

Algumas possibilidades para o seu problema:

1 - Tentar encontrar um código aberto que te ajude na implementação com planilhas (não me recordo de nenhum)

2 - Manipular arquivos txt, que são bem simples (as planilhas podem ser convertidas em txt)

Bem, se você optar pela segunda opção, é bem simples mesmo, em poucos minutos googlando você encontra tudo que é necessário.

O próprio curso de C do Alura tem fontes disponíveis também, dê uma olhadinha lá.

Espero ter contribuído.

Opa, tudo bom Henrique? Se a resposta lhe ajudou, marque-a como solucionada, podem haver mais pessoas com esta duvida.

Atenciosamente, Mateus