1
resposta

Passo a passo da instalação

Esse método descrito na aula de instalação pelo terminal do Ubuntu se aplica também para uma máquina MacOS?

Poderiam disponibilizar em tópicos aqui nessa thread para os futuros alunos, o passo a passo de como fazer essa instalação pelo terminal?

Grato desde já!

1 resposta

Oi Hugo, como você está? Espero que esteja bem ^-^

Sinto muito pela demora em obter um retorno.

Não se aplica em relação a instalação. Aqui na Alura, no curso de Docker: Criando containers sem dor de cabeça o professor ensina nesta aula a instalar o Docker no Mac.

De posse do docker instalado, os comandos referentes a ele, como por exemplo o docker ps são os mesmos, independente do SO. E quanto a instalação do HA no Docker, nesta página do HA há os comandos referentes ao MAC para instalar a imagem do HA no Docker.

Um procedimento alternativo e mais rápido, seria baixar o arquivo .zip desta página do github e fazer a instalação por interface gráfica.

Porém, eu recomendo que para ter maior proveito neste curso, você faça a instalação do Ubuntu em uma máquina virtual, pois como o professor ensina em uma máquina Linux, alguns comandos irão se diferir de um sistema operacional para o outro, principalmente em instalação de dependências, como o mosquitto por exemplo. E neste link é ensinado como fazer esse procedimento em uma máquina virtual.

Qualquer dúvida estou por aqui, é só falar.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software