Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Passar uma instancia de um repository por parametro para dentro de um POJO

Na aula https://cursos.alura.com.br/course/spring-boot-api-rest/task/55823 do curso de SpringBoot, em um exemplo dado é passado uma instancia de um repository para dentro de um objeto DTO (um POJO) para que ele recupere um curso para montar um objeto tópico. Isso não seria uma má pratica? Me parece estranho passar pra dentro de um POJO um objeto para acessar o banco. Não faria mais sentido dentro do TopicoController, que já possui a injeção do CursoRepository fazer a busca do curso e passar ele por parâmetro?

1 resposta
solução!

Oi Alex,

No curso eu utilizei essa abordagem para deixar o código de criação do objeto de domínio isolado dentro do DTO, evitando assim que isso fosse feito no Controller.

Mas daria sim para fazer direto no Controller, conforme você mencionou, ou até mesmo criar uma camada de serviço entre o Controller e o Repository, jogando essa lógica para lá.

As três abordagens são válidas. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, então cabe a você e seu time avaliar qual consideram a melhor, e padronizar essa decisão no projeto.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software