Será que alguém consegue me ajudar? Não sei como resgatar um
Acaba que o querySelector sempre passa o comando para o primeiro <button>.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Será que alguém consegue me ajudar? Não sei como resgatar um
Acaba que o querySelector sempre passa o comando para o primeiro <button>.
Olá Lucas, tudo bem?
Para você conseguir pegar vários botões ou qualquer elemento html e leva-lo para o JavaScript tem algumas formas de fazer. É possível atribuir um id para cada elemento e depois usa-lo no JavaScript. Veja um exemplo abaixo de como ficaria:
<button id="botao1">Botão 1</button>
<button id="botao2">Botão 2</button>
<script>
var meuBotao1 = document.getElementById("botao1");
var meuBotao2 = document.getElementById("botao2");
</script>
Dessa forma é possível usar as variáveis meuBotao1 e meuBotao2 para fazer a manipulação que precisar, por exemplo usando o onclick que está no seu exemplo. Outra forma de manipular elementos é usando um atributo chamado class. Veja um exemplo de como ficaria usando class:
<button class="botao1">Botão 1</button>
<button class="botao2">Botão 2</button>
<script>
var meuBotao1 = document.getElementsByClassName("botao1")[0];
var meuBotao2 = document.getElementsByClassName("botao2")[0];
</script>
Vai funcionar da mesma forma que usando id, ai vai da sua escolha o que achar mais tranquilo.
Ah, uma dica, quando for postar um código no fórum tem uma forma que a gente usa para o texto ficar formatadinho igual desses exemplos ai em cima. No tópico desse fórum (Link) o Guilherme ensina uma forma bem simples de como fazer isso.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só falar! ;)