Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Passagem de parâmetros para um script power shell

Prezados,

Como podemos passar parâmetros para um script PowerShell e, dentro do script, testar se um determinado parâmetro tem um argumento válido. Por exemplo, preciso testar se uma opção foi passada na linha de comando, bem como se foi informado um valor para essa opção, a saber: ScriptTeste.ps1 -servidor server.com -porta 443 Onde: • servidor <argumento>: indica o nome do servidor através de <argumento>; • porta <argumento>: indica a porta de conexão através de <argumento>.

Desde já, agradeço pela atenção.

2 respostas
solução!

Olá, Anderson. Tudo bom?

Indique na primeira linha do arquivo ScriptTeste.ps1 quais parâmetros você precisa com param(...), por exemplo:

param($servidor, $porta) # primeira linha

Write-Host "Testando conexao com $servidor : $porta"

Para executar o script, abra o PowerShell, navegue até o diretório onde salvou o arquivo e execute preenchendo servidor e porta:

.\ScriptTeste.ps1 -servidor "srv01" -porta 3423

Olá Guilherme, boa tarde!

Muito obrigado pelo retorno. Eu consegui fazer a passagem de parâmetros conforme a minha necessidade, usando como base a sua orientação e a documentação da Microsoft. Estou fazendo o curso de powershell, mas ainda não terminei o seguindo módulo. Entretanto, o curso tem me ajudado bastante a entender o powershell, tecnologia essa que deixei relagada ao segundo plano por muito tempo, infelizmente.

Mais uma vez, obrigado pelo pronto retorno. Atenciosamente, Anderson Bestteti Santos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software