Main file:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include "mapa.h"
//char** mapa;
//int linhas = 0, colunas = 0;
MAPA m;
POSICAO heroi;
int gameFinished() {return 0;}
void move(char command);
int main() {
// Loap Map
loadMap(&m);
encontramap(&m,&heroi,'@');
// Main Loop
do {
printMap(&m);
char command;
scanf(" %c",&command);
move(command);
} while(!gameFinished());
// Realse memory
freeMap(&m);
return 0;
}
void move(char command) {
// 1. Localizar a nossa personagem com dois ciclos fors:
m.matriz[heroi.x][heroi.y] = '.'; // é para ficar vazio
// 2. Definir a direçcao da nossa personagem usando as letras a - esquerda, s - baixo, d - direita, w - cima;
switch(command) {
case 'a':
m.matriz[heroi.x][heroi.y-1] = '@';
heroi.y--;
break;
case 'w':
m.matriz[heroi.x-1][heroi.y] = '@';
heroi.x--;
break;
case 's':
m.matriz[heroi.x+1][heroi.y] = '@';
heroi.x++;
break;
case 'd':
m.matriz[heroi.x][heroi.y+1] = '@';
heroi.y++;
break;
}
}
mapa.h file:
struct mapa {
char** matriz;
int linhas;
int colunas;
};
typedef struct mapa MAPA;
struct posicao {
int x;
int y;
};
typedef struct posicao POSICAO;
void encontramap(MAPA * m, POSICAO * p, char c);
void loadMap(MAPA * m);
void printMap(MAPA * m);
void freeMap(MAPA * m);
Implementation file of mapa.c:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "mapa.h"
void encontramap(MAPA * m, POSICAO * p, char c){
for(int i = 0; i<m->linhas; i++) {
for(int j = 0; j<m->colunas; j++) {
if(m->matriz[i][j] == c) {
p->x = i;
p->y = j;
break;
}
}
}
}
void printMap(MAPA * m) {
int i;
for(i = 0; i < m->linhas; i++) {
printf("%s\n",m->matriz[i]);
}
}
void loadMap(MAPA * m) {
FILE * f;
f = fopen("mapa.txt","r");
if(f == 0) {
printf("Erro na leitura do mapa\n");
exit(1);
}
fscanf(f,"%d %d", &(m->linhas), &(m->colunas));
printf("Linhas: %d, Colunas: %d;\n",m->linhas, m->colunas);
// Allocation memory using malloc function:
m->matriz = malloc(sizeof(char) * m->linhas);
int i;
for(i = 0;i<m->linhas; i++) {
m->matriz = (char**)malloc(sizeof(char*) * m->linhas);
//Comment: char ** mapa = (char**) malloc(sizeof(char*) *linhas); -> (type cast - explicity)
}
for (int i = 0; i < m->linhas; i++) {
m->matriz[i] = (char*)malloc(sizeof(char) * (m->colunas + 1)); // Allocation memory for a line
if (m->matriz[i] == NULL) {
printf("Erro na alocação de memória para linha %d\n", i);
exit(1);
}
if (fscanf(f, "%s", m->matriz[i]) != 1) {
printf("Erro na leitura da linha %d\n", i);
exit(1);
}
}
fclose(f);
}
void freeMap(MAPA* m) {
int i;
for(i = 0; i < m->linhas; i++) {
free(m->matriz[i]);
}
free(m->matriz);
}
Estou a gostar dos tutoriais :) obrigado!