1
resposta

Participação do PO e Scrum Master no Daily Scrum

Olá,

Sou certificado PSM e segundo o Scrum guide, é obrigatório apenas a presença do time de desenvolvimento no Daily Scrum, partindo do princípio que o time de desenvolvimento é auto gerenciável, eles são os responsáveis por fazer acontecer o daily Scrum e levar qualquer impedimento ao Scrum Master, lembrando também que quem é responsável pela Sprint é apenas o time de desenvolvimento segundo o Scrum Guide. Em relação a participação do PO no daily Scrum, não concordo dele ter que participar conforme mencionadono curso, uma vez que com a participação dele no Daily Scrum, corre se o risco de ultrapassar a timebox por questões de dúvidas e impedimentos que devem ser sanadas fora do Daily Scrum.

Abraços,

Tsuyoshi

1 resposta

A idéia é que o PO participe apenas como ouvinte. Em geral as atividades que o PO executam não são importantes para o time de desenvolvimento, mas os problemas que o time de desenvolvimento relatem, o PO pode ajudar a resolver. Assim se ele esta presente na Daily pode ajudar a resolver problemas e dúvida mais rápido.

Além disso ele estando presente nas Dailys ele consegue perceber como funciona o dia-a-dia da equipe, perceber os problemas do sprint e dessa forma planejar melhor as histórias pro próximo Sprint.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software