Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Participação do PO

Em projetos onde o acesso ao cliente (executivos e usuários finais) são menos frequentes, como "criar" ou sugerir o profissional que irá fazer o papel do PO? Deve ser alguém do time, do cliente ou tanto faz? Um bom analista de negócios poderia fazer esse papel ou é um perfil mais específico?

3 respostas

Oi Rafael,

o professor, nas aulas de scrum parte 1, ele comenta que o PO seria uma espécie de Gerente de Projetos. Deve ser parte do time.

solução!

Olá Rafael,

O PO não precisa ser necessariamente uma pessoa do time, mas deve ser uma pessoa que trabalhe junto com a equipe e o cliente fazendo uma intermediação para que as necessidades/vontades do cliente sejam satisfeitas da melhor maneira possível. Geralmente, o PO faz parte do time, mas, em alguns casos, ele pode ser algum funcionário do cliente que o represente (muito provavelmente com um treinamento) e até mesmo uma pessoa contratada para realizar esta função.

Um bom analista de negócios é um bom candidato para ser PO, porém ele precisa ser capaz de escrever os requisitos/histórias e se comunicar de uma forma que ambos, equipe técnica e cliente, entendam; fazendo a conversão de um domínio para outro. Além disso, ele deve ser capaz de tomar decisões o que, em geral, é um papel mais de gerente do que analista em si.

Muito obrigado, Srs.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software