Oi Alessandro,
Entendo que no contexto ágil, a pessoa que atua com QA faz parte da equipe de desenvolvimento e está ao lado dos Devs participando de discussões técnicas, “dando pitacos” e levando o seu ponto de vista para o debate.
Seu papel tem atuação necessária desde o planejamento inicial de cada História de Usuário, pois durante o refinamento da História é muito importante que se manifeste e entenda a necessidade e o objetivo da mesma, isso o ajudará a nortear e definir quais tipos e níveis de testes serão necessários.
Ao contrário da metodologia tradicional de desenvolvimento de software, na qual o processo de testes se inicia após o término do desenvolvimento, na metodologia ágil os testes podem e devem ocorrer juntos ou até mesmo antes do início do desenvolvimento, dependerá muito do nível de maturidade de cada time.
Com o QA participando desde o início do processo nas discussões e envolvido com os desenvolvedores e PO (Product Owner) sobre o que deve ser feito e como será a solução, é possível que o mesmo contribua mapeando cenários de testes para serem utilizados pelos desenvolvedores, fazendo análise de código, indicando ferramentas para determinados tipos de testes, preparando a massa de testes que deverá ser utilizada no ambiente de homologação e muitas outras possibilidades.
Espero ter ajudado. =)