Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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Parte 1 do Pong feita no JS :check:

//variáveis da bola
let xBola = 300;
let yBola = 200;
let dBola = 20;
let raio = dBola /2;

//velocidade da bola
let vXBola = 6;
let vYBola = 3;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBola();
  moveBola();
  verificaColisaoBorda();
}

function mostraBola(){
  circle(xBola, yBola, dBola);
}

function moveBola(){
  xBola += vXBola;
  yBola += vYBola;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBola + raio> width || xBola - raio < 0) {vXBola *= -1}
  if (yBola + raio> height || yBola - raio <0) {vYBola *= -1}
}
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solução!

Oi oi, Laís!!! Daqui a pouco está entrando no time de Dev !!!

Seu código ficou funcional e é um excelente exercício refatorar o código e deixá-lo com a nossa carinha!

Continue com essa iniciativa, apenas sugiro que escolha nomes mais semânticos para declarar as variáveis. Como a let vBola, poderia ser let velocidadeDaBolaX, pois assim ficará mais fácil para você entender ou mesmo se outro desenvolvedor olhar seu código.

Parabéns e já estou ansiosa para conferir seu projeto final 😄

Um abraço e bons estudos!

Valeu pela dica, Camila!!!

Gosto bastante de abreviar as coisas mas realmente, pode ser que mais pra frente fique complicado usar abreviações em códigos mais extensos. Vou seguir essa sugestão.

Obrigada e abraços :smile: