1
resposta

parseFloat e números decimais

Rapaz, eu não vi "parseFloat e nem números decimais" nesses primeiros vídeos não. O Ricardo comentou, mas não explicou nada!

1 resposta

Olá Leandro, tudo bem?

Na atividade Conversão de tipos, o instrutor explica sobre essa função, mas de fato o exemplo utilizado são de números inteiros. A seguir explicarei um pouco mais!

Definições


De modo geral, tanto o parseInt() quanto o parseFloat(), possuem como objetivo analisar um argumento string e transformá-lo, caso seja possível, em um número. A diferença entre os dois é que o parseInt() irá retornar um número inteiro e o parseFloat() retornará um número decimal.

Exemplos de parseInt


  • praseInt("2") - retorna 2;
  • praseInt("006") - retorna 6;
  • parseInt("93e7") - retorna 93.

No exemplo que retorna 93, podemos visualizar que se o parseIntencontrar um caracter que não seja um numeral, ele o ignora e a todos os caracteres subsequentes e retorna o valor inteiro analisado até aquele ponto válido.

Exemplos de parseFloat


  • praseFloat("0505.08") - retorna 505.08;
  • parseFloat("67.9") - retorna 67.9;
  • parseFloat("89.0") - retorna 89.

No exemplo que retorna 89, podemos visualizar que caso o número que esteja escrito em decimal tenha o mesmo valor que esse mesmo número escrito em inteiro (89.0 e 89), o parseFloat irá retornar o número inteiro.

Retornando NaN


Como citei anteriormente, essas funções só irão obter sucesso caso seja possível transformar a string em um número. Caso contrário, como por exemplo se o primeiro caractere não puder ser convertido para um número, tanto no parseFloatquanto no parseInt, irá retornar NaN ou "not a number".

Exemplos:

  • parseFloat("e67.5");
  • parseInt("hello").

Espero ter ajudado, em caso de dúvidas fique a vontade para perguntar. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software