Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
16
respostas

Parcelaaas.

Tenho uma dúvida aqui comigo que acho que estou completamente errado sobre as parcelas, quando faço uma compra ou venda pela forma de pagamento de cartão credito, vai ser parcelado e parcelo as parcelas e já coloco as parcelas como paga, isso tá errado? exemplo parcelei em 3x, 21/09/2017, 21/10/2017, 21/11/2017, e essas 3 parcelas eu já coloco como paga no meu status, está errado assim? Abri um topico assim hojê, mais queria ver opniões diferentes, porque se não por as parcelas pagas, terei que lembrar os dias das parcelas e entrar no sistema no dia e dar baixa por lá? Eu só faço isso quando minhas parcelas são em boletos, ai o cara vem pagar na loja, ai eu pago. ESTOU ERRADO?

16 respostas

Alisson, tudo bem ?

Entendo o motivo de colocar que estão pagas, contudo por algum motivo o cartão pode vir a dar algum problema, acredito que seja melhor você deixar elas num status de processando pagamento, ou algo do gênero, que ai o seu cliente consegue fazer a validação se de fato recebeu o valor parcelado.

Oi Matheus estou bem e você?

Certo então em compras ou venda que eu parcelei em cartão de credito colocar uma nova situação né? Ai dar baixar nelas manualmente mesmo? Entrar no dia do vencimento e dar baixas?

Fala ai Alisson, eu concordo com o Matheus, você pode deixar uma data de emissão que seria a sua data da pagamento hoje, ai quando de fato o pagamento for realizado e confirmado você seta a data de pagamento na realização da baixa.

Matheus, então eu seto manualmente mesmo, então dessa forma se a venda for feita pelo cartão credito, não tem problema então dar baixar nas parcelas manualmente no dia do vencimento da parcela? Posso fazer isso sem problemas nenhum?

E vocês 2 Matheus kkk, e em questão de da forma de pagamento for catão debito, não precisara de parcela né? TERIA algum problema de na parcela vier null? Ou pode deixar uma parcela com a data de vencimento atual com tudo pago só para não ter o null?

Vamos la, vou te falar a forma que eu fiz no meu controle financeira particular:

Todos meus documentos eu tenho a data de emissão e data de pagamento, sempre que eu crio o documento somente a data de emissão é setada(com o dia e hora atual), independente se o documento é á vista ou parcelado a data de emissão sempre é setada na criação, para documentos parcelados eu seto a mesma data de emissão em todas as parcelas.

Sendo assim, quando eu faço as baixas(confirmações) de pagamento, eu simplesmente seto a data de pagamento com a data e hora atual referente ao momento da baixa.

Claro que tem mais controles de saldo, vencimento e tals... mas em relação a datas, eu faço dessa maneira.

Matheus clareou muito aqui, então você tem a data de emissão que seria a data que você fez a compra ou a venda, e já instancia ná propria classe para pegar a data atual, já com a data de pagamento, você setta o dia que está pagando, e quando você faz uma compra a vista, você deixa o campo parcela como nulla?

Sobre as datas, é exatamente isso, sobre o campo parcela eu trabalho da seguinte maneira:

Tenho um campo chamado idtipopagamento onde eu aponto para outra tabela referente aos tipos de pagamento(Á vista, Débito, Credito 1x, Crédito 2x, etc...), fora isso eu tenho outro campo chamado desdobramento, em caso de documentos á vista eu informo 1/1 em caso de parcelas eu informo 1/12, 2/12, seria basicamente PARCELA ATUAL/TOTAL PARCELA.

Erá isso que eu queria saber kkk, me ajudou muito aqui, então mesmo se a compra ou a venda for a vista, você gera ao menos uma parcela, então na sua compra ou venda tem um atributo da classe TipoDePagamento correto? Eu modelei assim também, sim sim deu para endenter a sua lógica, PARCELAATUAL/QUANTIDEDEPARCELAS, Vou tentar seguir a sua modelagem kkkkk, espero que não seja muito dificil uahsuah, sobre as datas, você faz na compra ou nas parcelas? Ou coloca as datas na compra e na parcela?

Isso mesmo kkk, certinho.

Sobre as datas tanto na compra ou na venda eu tenho a data e forma de pagamento, quando eu atualizo uma venda ou uma compra, eu gero o financeiro de acordo o cliente ou fornecedor e tipo de pagamento escolhido. Se for pagamento á vista(Dinheiro ou Débito) eu já gero os documentos no financeiro com baixas, senão eu gero os documentos e suas parcelas.

Deu para entender, muito obrigado mesmo cara, gostei da solução do Matheus Brandino, quando a compra for parcelada no credito, gerar um status de processando pagamento, e quando a parcela for em boleto já deixa como pendente, obrigado os 2.

Eu não deixaria em "Processando pagamento", pois se a compra ja foi efetuada é um sinal que o pagamento ja foi feito, muito difícil um cliente sair de um comércio sem o pagamento ser confirmado.

Esse "Processando pagamento" seria mais para e-commerces, onde ao efetuar uma compra o status fica assim, mas em questão de minutos o mesmo ja muda para "Aprovado" ou "Efetuado", tudo depende da aplicação que você esta fazendo.

Abraços, não deixe de marcar a dúvida como solucionada.

Matheus Castiglioni, então para finalizar para solucionar esse tópico de vez, como você trata as parcelas futuras, parcelas do outro mez, você parcelo em 4x, a primeira parcela será 21/09/2017, as restante daqui um mes, você fez a compra e parcelo em credito, essas 4 parcelas, você coloca ela em que status? Paga ou pendente? Eu penso assim, já estára paga certo? Mais como o Matheus disso pode ocorrer um erro do cartão, então o certo seria dar baixa nessa primeira parcela no proximo vez deixando o status dele pendente, e dar baixa mudando para paga?

solução!

Deixo ela como pendente, ai na hora de realizar as baixas faço os filtros em cima do vencimento de determinado documento.

Em casos de problema do cartão é outra história, veja que são coisas diferentes, a compra ja foi feita e processada. Se deu problema no cartão ou não a mesma ainda esta pendente.

Que assunto complexo esse né? Mais nada melhor conversar com quem entende do assunto, você tirou todas as duvidas que tinha kkkkk. Valeu mesmo!!

Que isso, sempre que precisar, estamos por aqui, abraços e bons estudos