Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Parametros nos construtores

Olá, eu não tenho que passar parametros nos construtores obrigatoriamente certo? se eu não passar mas der alguma instrução dentro do construtor compila? E nesses parametros eu posso passar metodos? Tipo eu crio um método para auto incrementar o numero da conta por exemplo e aí passo ele como parametro no construtor, é possível?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Boa Tarde Matheus,

Vou separar suas perguntas em dois para ficar mais fácil a resposta :)

1. Eu não tenho que passar parametros nos construtores obrigatoriamente certo?

Exatamente, o construtor funciona mais ou menos como os outros métodos e por isso não importa passar parâmetros.

Já respondendo sua segunda pergunta, o construtor ele é chamado na criação do objeto construido, então ele executara o código que se encontra dentro dele independente de se foi passado um argumento ou não.

2. E nesses parametros eu posso passar metodos?

Sim você pode passar métodos como parâmetros porém é um pouco complicado e talvez seja abordado em tópicos posteriores no curso.

Porém caso você queira você pode criar esse método dentro da classe e chamar-lo na execução. ALgo mais ou menos assim:

public class Main{

public static void main (String[] args) {
        new Teste();
    }

}
public class Teste{

public Teste(){
        printHi();
    }

public void printHi(){
        System.out.println("Hi");
    }
}

Se você reparar o método printHi foi declarado fora do contrutor, porém mesmo assim executa quando crio um novo teste.

Deixei aqui um exemplo do código para que você possa ver a saída.

Espero ter ajudado!

Valeu brother!