1
resposta

Parâmetros na URL ou Body, qual o correto !?

Esta errado passar os IDs de estudante e turma via body !? Isso pode gerar algum problema mais para frente !? Fiquei com essa duvida...

Criei a matricula passando os IDs via json, e deu tudo certo no banco.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Minhas rotas estão assim: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeE o controller assim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Gabriel! Tudo bem?

Apesar de não haver um consenso absoluto sobre a melhor maneira de passar IDs, em geral, a prática comum é passá-los como parâmetros de rota (por exemplo, na URL) em vez de incluí-los no corpo da solicitação (no JSON do corpo da solicitação). Isso ocorre porque os IDs são considerados informações de identificação ou de contexto que podem ser facilmente extraídas da rota.

Ao usar parâmetros de rota, a API fica mais explícita e os endpoints são mais intuitivos e previsíveis. Embora seja possível passar os IDs no corpo da solicitação JSON, isso pode tornar a API menos intuitiva e pode gerar problemas de design no futuro. Por exemplo, se houver a necessidade de adicionar mais parâmetros no corpo da requisição, a estrutura do JSON poderia se tornar complicada e confusa.

Além disso, ao usar os IDs na rota, podemos aproveitar os recursos de validação e segurança fornecidos pelos frameworks web. Podemos também definir regras de validação para garantir que os IDs sejam números inteiros, por exemplo.

Em resumo, embora seja possível passar os IDs de estudante e turma no corpo da solicitação JSON, é mais comum e recomendado passá-los como parâmetros de rota. Isso torna a API mais explícita, intuitiva e facilita a validação dos IDs.

Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓