Boa tarde,
Estou criando minha primeira campanha e fiquei com duvida sobre esse parâmetro. Percebi que algumas coisas estão diferentes do video.
Boa tarde,
Estou criando minha primeira campanha e fiquei com duvida sobre esse parâmetro. Percebi que algumas coisas estão diferentes do video.
Qual sua dúvida exatamente?
O que devo colocar nessa URL
Olá Mariana,
Você pode colocar o que você quiser, na verdade. Qualquer dado que você queira rastrear depois. Como um sistema de afiliados funciona? Ele cria URLs diferentes, um para cada afiliado. Embora as URLs (links) levem para o mesmo site, ele é criado com final diferente, com parâmetros UTMs que "guardam" quem compartilhou. Cada afiliado tem seu próprio link. Os UTMs são então complementos à URL que permitem a coleta de informações detalhadas sobre o tráfego da web, como a origem, o meio e a campanha relacionada. Você usa o Google Analytics para analisar esses dados depois.
Não sei se você sabe, um sistema de afiliados é um modelo de marketing onde você permite que outras pessoas (os afiliados) promovam seus produtos ou serviços em troca de uma comissão sobre as vendas geradas através dos links de afiliados. Ou seja, os afiliados divulgam seus produtos ou serviços, e quando alguém faz uma compra ou executa uma ação desejada (como se inscrever em um curso, por exemplo), o afiliado ganha uma comissão.
Os parâmetros UTM são usados para rastrear o desempenho dos links de afiliados. Isso é especialmente importante em um sistema de afiliados porque você precisa saber:
Os afiliados geralmente recebem links personalizados que contêm parâmetros UTM para rastrear seu desempenho. Esses parâmetros ajudam a identificar:
Imaginemos que você tem um curso de Marketing Digital e está criando um programa de afiliados. Você oferece uma comissão para os afiliados que gerarem vendas do curso. Quando um afiliado se inscreve no seu programa, ele recebe um link de afiliado personalizado.
Vamos supor que você crie um link para o afiliado João. O link de afiliado dele pode ser algo assim:
https://www.academiadigital.com/curso-marketing-digital?utm_source=joao&utm_medium=affiliates&utm_campaign=desconto_natal&utm_content=link_personalizado
Aqui está o que cada parâmetro significa:
Quando alguém clica no link do afiliado João e compra o curso, os parâmetros UTM vão ser capturados pelas ferramentas de análise (como o Google Analytics ou o sistema de rastreamento de afiliados que você usa).
Isso permite que você veja o seguinte:
Com base nesses dados, você pode automaticamente atribuir a comissão devida ao afiliado João, porque você sabe que a venda veio do link personalizado dele (graças aos parâmetros UTM).