Eu não entendi muito bem porque usamos parâmetros e qual é sua importância
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu não entendi muito bem porque usamos parâmetros e qual é sua importância
Oi, Maria! Tudo bem?
Podemos ver os parâmetros apenas como uma maneira de passar informações para uma função, permitindo que essa função execute a mesma tarefa com diferentes valores de entrada, tornando o código mais reutilizável e organizado.
Na função exibirTextoNaTela(), por exemplo, podemos observar que foi criada para substituir partes do código que estavam se repetindo. A única diferença entre essas partes repetidas era a tag (como 'h1' ou 'p') e o texto a ser inserido. Dessa forma, ao invés de escrever o mesmo código várias vezes, a função foi criada para realizar essa tarefa, e os parâmetros 'tag' e 'texto' foram usados para indicar quais elementos específicos deveriam ser alterados e qual texto deveria ser inserido.
Por exemplo, quando chamamos a função exibirTextoNaTela('h1', 'Jogo do número secreto');, estamos dizendo para a função procurar o elemento 'h1' na página e alterar o texto interno para 'Jogo do número secreto', da mesma forma, exibirTextoNaTela('p', 'Escolha um número entre 1 e 10'); procura o elemento 'p' e altera o texto para 'Escolha um número entre 1 e 10'. Sem os parâmetros, teríamos que criar uma função separada para cada elemento e texto que quiséssemos alterar, o que não seria muito eficiente, já com os parâmetros, podemos reutilizar a mesma função para diferentes elementos e textos, tornando nosso código mais limpo e eficiente.
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!