Oi, Gustavo, tudo bem?
Um parâmetro no Power BI centraliza o diretório onde todas as suas bases de dados estão armazenadas. Então, ao invés de precisar atualizar manualmente o caminho de cada base de dados sempre que houver uma mudança, você só precisará atualizar o parâmetro. Assim, todas as consultas que usam esse parâmetro serão automaticamente atualizadas.
O Power BI não cria uma pasta em branco para salvar arquivos atualizados. O que ele faz é permitir que você defina um "caminho" centralizado que todas as suas fontes de dados podem usar. Quando você cria um parâmetro para o diretório, você está basicamente dizendo ao Power BI onde procurar por seus arquivos de dados. Isso é útil se você tiver várias bases de dados em locais diferentes e quiser centralizar o gerenciamento delas.
Por exemplo, se suas bases de dados estão em "C:\Dados\2023", você criaria um parâmetro com esse valor. Se no futuro suas bases mudarem para "D:\NovosDados\2023", você só precisaria alterar o valor do parâmetro, e todas as suas consultas que usam esse parâmetro seriam automaticamente atualizadas para o novo caminho.
Abaixo deixo uma aula prática onde o instrutor explica o funcionamento do parâmetro:
Reforço também que você pode consultar a solução dessa atividade em "Ver opinião do Instrutor".
Para saber mais:
Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!