Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

"parameter or file not processed"

No primeiro passo onde fala para criar uma pasta dos jogos usando o cmd com o comando tic80.exe "C:\Jogos" ele dá esse erro de "parameter or file not processed: C\Jogos" tentei criar uma pasta nova aonde estou fazendo os cursos e colocar ele na pasta usando por exemplo tic80.exe "C:\Users\jonh_\Documents\CURSOS ALURA\Lua - Jogos\Jogos" e também não está funcionando, talvez a versão seja nova e o curso não tenha sido atualizado nessa parte?

4 respostas

Olá João,

Precisamos de algumas informações pra identificar onde está o problema. Qual foi a pasta onde você descompactou o TIC-80? Você vai precisar entrar nessa pasta pela linha de comando antes de executar o comando tic80.exe.

Uma vez que você esteja nessa pasta, tente fazer a execução do TIC-80 apenas com o comando tic80.exe para ver se ele está funcionando (antes de tentarmos mudar a pasta).

Uma outra pergunta, a pasta C:\Jogos já existe? Para que o comando tic80.exe "C:\Jogos" funcione, você vai precisar criar essa pasta manualmente. Você pode fazer isso no próprio Windows, não tem necessidade de fazer a criação da pasta pela linha de comando.

Faça esses testes e veja se consegue algum progresso! Se tiver problemas pode retornar aqui com as novas informações que tentamos encontrar o problema.

A pasta já existe sim, executar o comando para abrir o programa pelo cmd funciona e eu estou na pasta para executar o comando até que quando executo ele abre o programa em uma tela branca e dá esse erro

solução!

Olá João,

Baixei a última versão do TIC-80 aqui na minha máquina e tentei executar no Windows com os mesmos comandos que te passei e obtive o mesmo resultado que você. Felizmente parece que essa mensagem é apenas um warning e pelo menos no meu caso, depois de apertar ok o TIC-80 iniciou e pude verificar que ele conseguiu mudar a pasta padrão.

Faça o teste: execute o TIC-80 com o comando tic80.exe "C:\Jogos", clique em ok na mensagem de erro e assim que estiver no terminal do TIC-80, digite o comando folder. Verifique se a pasta que é aberta no Windows é a pasta C:\Jogos. Se esta for a pasta então está tudo certo e você pode prosseguir com o curso. Provavelmente isso deve ser corrigido em algum momento da evolução da ferramenta.

Verdade, funcionou sim, muito estranho ficar dando erro, obrigado pela ajuda, infelizmente tem que executar o comando toda vez que for abrir o tic, ele não muda e salva permanentemente essa como pasta padrão pelo menos aqui, mas já da para começar os estudos ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software