Pessoal boa tarde. Estou lendo sobre a função de paralelismo no banco oracle e gostaria de algumas dicas de como isto impactaria em um banco de dados e como posso avaliar a real necessidade de ativar esta função. parametro: PARALLEL_DEGREE_POLICY
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal boa tarde. Estou lendo sobre a função de paralelismo no banco oracle e gostaria de algumas dicas de como isto impactaria em um banco de dados e como posso avaliar a real necessidade de ativar esta função. parametro: PARALLEL_DEGREE_POLICY
E aí, Reinaldo!
Beleza? Então, o paralelismo no Oracle é tipo quando várias tarefas são realizadas ao mesmo tempo em vez de uma por uma. É tipo quando você divide um trabalho com os amigos, tudo vai mais rápido.
A função de paralelismo no banco Oracle é como ativar essa habilidade de trabalhar em equipe. No mundo dos bancos de dados, isso significa dividir uma consulta ou uma operação em várias partes e fazer com que essas partes sejam executadas simultaneamente. Faz sentido até aqui?
Agora, sobre o tal "PARALLEL_DEGREE_POLICY", é basicamente um parâmetro que controla como o Oracle decide quando usar o paralelismo. Ele pode ter valores como 'MANUAL' ou 'AUTO'. Se tá em 'MANUAL', é como se você falasse pro banco quando usar o paralelismo. Se tá em 'AUTO', o Oracle tenta decidir por conta própria.
E como isso impacta? Beeem, se você tem um banco de dados grandão e tarefas que podem ser divididas, o paralelismo pode fazer tudo rodar mais rápido. Mas não é para tudo. Às vezes, o overhead de dividir e juntar as coisas pode até deixar mais lento.
Avaliar se precisa usar depende do tamanho do seu banco, do tipo de consulta e das tarefas que você tá fazendo. Se tem consultas demoradas, pode valer a pena testar com e sem paralelismo para ver o que funciona melhor.
Se liga nessa dica: comece com consultas pequenas e veja como o paralelismo se comporta. Às vezes, o ditado "devagar e sempre" se aplica aqui.