Boa noite, consegui executar o exercício com o before, porém não consegui entender porque colocando relative nos parágrafos fez o texto ficar por cima das aspas que esta com absolute. Achei que tivesse que colocar um z-index para esse comportamento.
Boa noite, consegui executar o exercício com o before, porém não consegui entender porque colocando relative nos parágrafos fez o texto ficar por cima das aspas que esta com absolute. Achei que tivesse que colocar um z-index para esse comportamento.
Olá, Bruno! Tudo bem, cara? =)
De forma bem resumida, esse comportamento se deve à algo chamado de stack level. Mas que raios é esse stack level? Rs.
Podemos traduzi-lo como pilha de níveis, que é a forma como os elementos são "impressos" na tela... E isso acontece na ordem back-to-front.
Para entender isso, vou fazer uma analogia ao z-index
, mas é apenas uma analogia... Vamos pensar nos valores 1
, 2
e 3
... Cada um desses valores corresponde à element:before
, element
e element:after
, respectivamente. Ou seja, se não alterarmos o z-index
de cada um desses elementos, o elemento com :before
é o primeiro a ser impresso, acima dele ver o próprio elemento e, depois, o elemento com :after
, sacou? =)
Espero ter ajudado! Mas (!) já sabe, né? Qualquer dúvida, estamos por aí. Rs...
Abraço e bons estudos,
Fábio
Olá Fábio, vc sempre me ajudando..rsrsrs
Então mas seguindo a sua analogia, os parágrafos deveriam vir já por padrão por cima das aspas, pois primeiro vem o :before(aspas) e depois o elemento (paragrafo), nao seria isso?
Bruno,
Exatamente! Todo elemento com :before
deveria estar atrás do elemento, no seu caso, o parágrafo. =)
Fábio
Oi Fábio, mas no exercício , utilizei o :before para criar as apas, os parágrafos já estavam no html, neste caso as aspas devia ter ficado por traz, mas não foi o que ocorreu, ficou o contrario, as aspas é que ficou por cima 0_0
Bruno!
Acabei de dar uma olhada no código e vi que deixei uma coisa passar... O que eu lhe falei continua correto, mas não é o nosso caso. Rs.
Eu estava imaginando um código assim:
p:before {
position: absolute;
}
p {
position: relative;
}
Mas o que nós temos é algo assim:
.citacao-bio:before {
}
.citacao-bio > p {
}
Desculpe a falta de atenção aqui... O que está acontecendo é que quando utilizando o posicionamento position:relative
, é padrão ele ficar acima dos outros elementos, a menos que você altere o z-index
... Era muito mais simples e rápido do que eu estava pensando previamente. Rs.
Desculpe, mesmo, a falta de atenção. Com todo esse rolo que eu devo ter causado na sua cabeça, deu para entender? Rs...
Fábio
Oi Fábio.kkkk fica tranquilo :)
Bom então neste caso, se eu tiver uma div e um paragrafo dentro dele, e eu colocar um position:relative no p ele ficaria por cima da div, seria essa a ideia?
Bruno,
Mais ou menos. Rs... No seu exemplo, se colocar um <p>
dentro de uma <div>
, ele já ficará por cima dela. Rs.
Mas podemos pensar assim:
<div>
<span>"</span>
<p>Conteúdo do parágrafo</p>
</div>
Dessa forma, o parágrafo estará abaixo, - literalmente, não em profundidade - do <span>
. Mas se colocarmos um position: relative
nele e alterarmos a posição, você verá que ele ficará acima do <span>
- em profundidade. =)
Fábio
Oi Fábio, agora entendi perfeitamente, muito obrigado mais uma vez :)
abs
Bruno,
Perfeito! Qualquer coisa, estamos aí. =)
Abraços e bons estudos,
Fábio
Bom dia pessoal. estou com dúvidas nestas aspas. Gostaria de abrir e fechar ela no
e não no nome de quem citou.
Acabei utilizando o ."citacao-bio > p ::before" e "citacao-bio >p:after". Cosegui assim colocar as aspas no começo e fim do paragrafo, só que acabei perdendo o position absolute, fazendo ela ficar na frente do paragrafo. Além disso gostaria que as aspas do after ficassem para dentro do texto.
Outro detalhe que percebi, é que tanto no hover do odd como no focus do odd, as aspas do even ficam por cima do box-shadow gerado.
.citacao-bio:nth-of-type(odd):hover,
.citacao-bio:nth-of-type(odd):focus {
transform: scale(1.2) rotate(5deg);
}
.citacao-bio:nth-of-type(even):hover,
.citacao-bio:nth-of-type(even):focus {
transform: scale(1.2) rotate(-5deg);
}
.citacao-bio > p::before {
content: '”';
font-size: 10em;
color: #bbb;
line-height: 70%;
}
.citacao-bio > p::after {
content: '”';
font-size: 10em;
color: #bbb;
line-height: 70%;
}
.citacao-bio > p{
}
Boa tarde, Renato! Tudo bem, cara? =)
Uma coisa que você pode tentar fazer é utilizar a propriedade z-index
, para alterar a "profundidade" do elemento. Acredito que isso não deva ser difícil. =)
Além disso, tenta usar o position: absolute
junto com top
e left
, ou right
, para posicionar de acordo com o que você deseja. =)
Ahh, e só uma atençãozinha... Quando for postar uma dúvida, tenta abrir um novo tópico. Isso evita que as pessoas que estavam na discussão antes recebam um e-mail sobre um tópico que já havia sido resolvido, sacou? =)
Espero ter ajudado!
Abraço e bons estudos,
Fábio