1
resposta

PARADOXO DA MENTALIDADE FIXA

Pessoas com mentalidade fixa não seriam aquelas que sofrem do paradoxo de Dunning-Kruger?

1 resposta

Olá, Alessandro! Tudo bem?

Sua pergunta é muito interessante! O paradoxo de Dunning-Kruger é um fenômeno psicológico onde indivíduos com pouca habilidade em uma determinada área superestimam suas capacidades, enquanto aqueles com alta habilidade tendem a subestimar suas competências.

Pessoas com mentalidade fixa podem, de fato, sofrer desse paradoxo. Isso ocorre porque elas acreditam que suas habilidades são inatas e imutáveis, o que pode levar à superestimação de suas capacidades. No entanto, é importante notar que nem todas as pessoas com mentalidade fixa sofrem do paradoxo de Dunning-Kruger. Além disso, pessoas com mentalidade de crescimento também podem sofrer desse paradoxo, especialmente se não estiverem cientes de suas limitações.

Por exemplo, uma pessoa com mentalidade fixa pode acreditar que é naturalmente boa em matemática e, portanto, não precisa estudar ou praticar. Isso pode levar a uma superestimação de suas habilidades matemáticas. Por outro lado, uma pessoa com mentalidade de crescimento pode reconhecer que não é naturalmente boa em matemática, mas acredita que pode melhorar através do estudo e da prática. No entanto, se essa pessoa não estiver ciente de suas limitações, ela também pode superestimar suas habilidades matemáticas.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software