De fato, o Paradigma de Asch eh real! No meu setor eh sim tbm! E em alguns momentos me sinto o direfentão!!! E isso implica em atrasos, como bem disse o professor!
De fato, o Paradigma de Asch eh real! No meu setor eh sim tbm! E em alguns momentos me sinto o direfentão!!! E isso implica em atrasos, como bem disse o professor!
Oi Julio! Tudo bem?
É muito interessante ver como o Paradigma de Asch se aplica na prática, especialmente em ambientes de trabalho. O que você está sentindo no seu setor é um reflexo direto desse fenômeno de conformidade de grupo. Muitas vezes, preferimos seguir a opinião da maioria para evitar conflitos ou nos sentirmos parte do grupo, mesmo que isso signifique escolher algo que não achamos correto.
No seu caso, sentir-se o "diferentão" pode ser desafiador, mas também é uma oportunidade para trazer novas ideias e perspectivas. A comunicação é uma ferramenta poderosa para lidar com essa situação. Ao expressar suas opiniões de forma clara e respeitosa, você pode ajudar a introduzir mudanças positivas sem causar atritos. Por exemplo, você pode começar suas sugestões reconhecendo os pontos positivos das ideias do grupo antes de apresentar a sua perspectiva diferente.
Além disso, criar um ambiente onde todos se sintam confortáveis para expressar suas opiniões pode ajudar a reduzir a pressão da conformidade. Isso pode ser feito através de reuniões abertas para discussão ou incentivando feedback anônimo.
Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.
Conte com o apoio do fórum em sua jornada :)
Um abraço e bons estudos!