1
resposta

Parabéns!

Cheguei ao final do curso e pude conhecer e praticar os quatro pilares da Orientação a Objetos: abstração, herança, encapsulamento e polimorfismo. Modelei o projeto ScreenMatch com classes, atributos e métodos diversos, fazendo com que cada classe fosse responsável por sua própria regra de negócio. Utilizei o encapsulamento para controlar o acesso aos atributos, deixando-os privados e seguros contra alterações indevidas. Organizei o código em pacotes, reaproveitei trechos através de herança e fiz sobrescrita de métodos para adequá-los à necessidade das subclasses.

Entendi e apliquei o conceito de polimorfismo, usando referências da superclasse para permitir comportamentos específicos conforme a subclasse instanciada. Trabalhei com interfaces e compreendi sua motivação e utilidade. Para encerrar, desenvolvi uma nova aplicação como desafio final, consolidando os conhecimentos.

Foi uma experiência enriquecedora. Agora tenho mais um projeto para compor meu portfólio. Agradeço à Alura pela didática, motivação e pela oportunidade de expandir meu conhecimento.

Vamos em frente. Próxima etapa: aprofundar, praticar e continuar construindo.

1 resposta

Oi Camila!

Parabéns por concluir o curso de Orientação a Objetos em Java!

Fico muito feliz em saber que você conseguiu entender e aplicar os conceitos de abstração, herança, encapsulamento e polimorfismo no seu projeto ScreenMatch. É incrível ver como você organizou seu código, utilizou interfaces e consolidou seu aprendizado com um novo desafio.

Ter um projeto como esse no seu portfólio certamente é um grande passo para sua carreira. Continue praticando e aprofundando seus conhecimentos. Compartilhar seus projetos nas redes sociais é uma ótima ideia para mostrar seu trabalho e receber feedbacks.

Boa sorte na sua jornada!