Cheguei ao final do curso e pude conhecer e praticar os quatro pilares da Orientação a Objetos: abstração, herança, encapsulamento e polimorfismo. Modelei o projeto ScreenMatch com classes, atributos e métodos diversos, fazendo com que cada classe fosse responsável por sua própria regra de negócio. Utilizei o encapsulamento para controlar o acesso aos atributos, deixando-os privados e seguros contra alterações indevidas. Organizei o código em pacotes, reaproveitei trechos através de herança e fiz sobrescrita de métodos para adequá-los à necessidade das subclasses.
Entendi e apliquei o conceito de polimorfismo, usando referências da superclasse para permitir comportamentos específicos conforme a subclasse instanciada. Trabalhei com interfaces e compreendi sua motivação e utilidade. Para encerrar, desenvolvi uma nova aplicação como desafio final, consolidando os conhecimentos.
Foi uma experiência enriquecedora. Agora tenho mais um projeto para compor meu portfólio. Agradeço à Alura pela didática, motivação e pela oportunidade de expandir meu conhecimento.
Vamos em frente. Próxima etapa: aprofundar, praticar e continuar construindo.