Vou levantar uma questão a ser debatida, um problema que ocorreu comigo como colaborador terceiro.
CENÁRIO: grande indústria, diversos setores que necessitam alinhar uma questão de registro de informação de manutenção ENVOLVIDOS: colaborador "A" (responsável por informações de manutenção), colaborador "B" (call center), colaborador "C" (quem abre chamado para manutenção), colaborador "D" (manutentor). SETORES E PROCESSO: fábrica (pede) --> call center (registra e encaminha) --> profissinais (manut.). Profissional age, reporta ao call center, que registra. DESCRIÇÃO: call center, que recebe informações de chamados de manutenção que são vindos da fábrica. A fábrica desconhece o problema e tem um conhecimento breve e uma linguagem inadequada. O call center registra a informação e encaminha os profissionais de manutenção. O manutentor age e devolve informações prévias para o call center via rádio e de modo ágil (para não tumultuar a comunicação), mas o nível de detalhamento é ruim porque a complexidade do maquinário é compreendida de modo diferente por todos. As informações são ruins e prejudicam outras tomadas de ações e decisões. SOLUÇÃO APRESENTADA: o colaborador "A" faz pequenas mudanças em sistema e no processo de registro, desenha totens para implementar na fábrica para facilitar o detalhamento da ordem de manutenção por parte do colaborador "D". Levanta problemas, propõe soluções definitivas e alternartivas, checa processos de comunicação, apresenta aos envolvidos, alinha alguns pontos, mas há uma leniência em implementar as transformações - mesmo a área do call center reconhecendo o erro. O sistema desenvolvido por ele é deixado de lado. No entanto, os colaboradores "B" recusam-se a executar a atividade do modo prescrito e não vêem a necessidade da fábrica (que tem profissionais envolvidos na abertura do chamado), e posterga a mudança. A demanda recái sobre o colaborador "A" que precisa correr atrás de todos os manutentores para entender o detalhe de cada ordem de manutenção aberta.
** "Como agir em casos como este? Você considera importante quais das ações primeiramente: ** a) este colaborador A tomar a iniciativa de conversar com as pessoas diretamente envolvidas (das outras áreas); b) ele reportar diretamente ao seu superior, que muitas vezes não se dá conta desta interrelação entre setores e quer a solução rápida enquanto foca na busca por um novo sistema que poderá solucionar o problema mas custará muito e demorará para ser implementado; c) O colaborador A conversar com os líderes do setor B e C mesmo sabendo que eles irão defender o seu setor e apresentar fugas para mudanças; d) outra alternativa....