Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

Para saber mais: motivando a ação

O conteúdo sobre prompts me ajudou a entender que um prompt não é apenas uma pergunta feita à IA. A própria origem do termo remete à ideia de incitar, induzir ou motivar uma ação.

No contexto dos modelos de linguagem, o prompt é o ponto de partida da interação. É ele que orienta o modelo sobre o que deve ser feito, com qual contexto, em qual formato e com quais critérios.

O aprendizado mais importante para mim foi perceber que a qualidade da resposta depende muito da qualidade da solicitação. Um prompt vago tende a gerar uma resposta genérica. Um prompt bem estruturado, com contexto, objetivo e restrições, aumenta a chance de obter uma resposta útil.

Na minha atuação em Governança & Performance, vejo a engenharia de prompt como uma extensão da comunicação executiva: fazer boas perguntas, dar contexto, definir critérios e transformar informação em ação.