para fazer essa transformação do ip para uma url é preciso sempre ter um servidor dns?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
para fazer essa transformação do ip para uma url é preciso sempre ter um servidor dns?
Olá Juliana.
O servidor de DNS utiliza tal protocolo para resolução de nomes. Basicamente, o DNS faz uma ponte entre o que conhecemos (nomes em geral, como www.alura.com.br) para IPs (como 172.217.29.211), que são endereços atribuídos logicamente às placas de redes e que os computadores e equipamentos de redes utilizam para se comunicar. Eu posso ter um IP 192.168.0.1 e criar diversos nomes na minha rede que respondam para esse IP. Desta forma, posso mudar o IP de um servidor sempre que quiser, porém o nome posso manter o mesmo sempre. Facilita para os usuários e facilita a manutenção.
Vale lembrar que switches, por exemplo, geralmente são de layer 2 (camada 2) que é a camada de enlace. Tais equipamentos de redes trabalham apenas até o nível de MAC Addess (endereço físico da placa de rede). Para redes diferentes se comunicarem, é necessário algum equipamento para fazer o roteamento das redes, como é o caso do roteador.