Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Para que serve um servidor DNS?

para fazer essa transformação do ip para uma url é preciso sempre ter um servidor dns?

1 resposta
solução!

Olá Juliana.

O servidor de DNS utiliza tal protocolo para resolução de nomes. Basicamente, o DNS faz uma ponte entre o que conhecemos (nomes em geral, como www.alura.com.br) para IPs (como 172.217.29.211), que são endereços atribuídos logicamente às placas de redes e que os computadores e equipamentos de redes utilizam para se comunicar. Eu posso ter um IP 192.168.0.1 e criar diversos nomes na minha rede que respondam para esse IP. Desta forma, posso mudar o IP de um servidor sempre que quiser, porém o nome posso manter o mesmo sempre. Facilita para os usuários e facilita a manutenção.

Vale lembrar que switches, por exemplo, geralmente são de layer 2 (camada 2) que é a camada de enlace. Tais equipamentos de redes trabalham apenas até o nível de MAC Addess (endereço físico da placa de rede). Para redes diferentes se comunicarem, é necessário algum equipamento para fazer o roteamento das redes, como é o caso do roteador.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software